LAND ROVER CONFIRMA: DISCOVERY SPORT SERÁ FEITO NO BRASIL


  • Land Rover Discovery Sport no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
A lista de carros que serão produzidos no Brasil não para de crescer. Nesta quarta-feira (29), o Discovery Sport ingressou oficialmente nessa relação. Sucessor do Freelander, o principal destaque no estande da Land Rover no Salão do Automóvel será fabricado em Itatiaia (RJ) e terá a difícil tarefa de repetir o sucesso de carisma e vendas do Evoque. Tudo de acordo com o que Autoesporte antecipou com exclusividade em abril passado. O Jaguar XE, outro cotado, ainda não teve produção confirmada, a JLR limita-se a dizer que será feito um segundo nacional.
De acordo com Terry Hill, o presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina, a escolha foi natural. "O Discovery é um sinônimo de Land Rover para os brasileiros", afirma. O perfil do modelo se enquadra bem na realidade do mercado brasileiro. "Os consumidores brasileiros querem um SUV menor que tenha a versatilidade do Sport. Querem poder ir até a Amazônia, porém rodar com agilidade na cidade", garante.

Land Rover Discovery Sport no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
 
COMO SERÁ O NACIONAL
O Discovery Sport começará a ser vendido no primeiro semestre de 2015, ainda como importado. O modelo inglês será substituído pelo nacional pouco mais de um ano depois, no início de 2016. Mas não se anime com a possibilidade de descontos. "O Discovery Sport vai custar em torno de R$ 180 mil. Não podemos baixar o preço do nacional, seria um desrespeito com o consumidor que comprou um importado no primeiro ano. Baixaria o valor de revenda desses carros, algo muito importante para a Land Rover", justifica o empresário.


Do Range Rover Evoque vem mais do que o preço de entrada elevado: plataforma e motores são os mesmos, o 2.0 turbo a gasolina de 240 cv e o 2.2 turbodiesel de 190 cv. Para ambos, o câmbio é automático de nove marchas. O modelo aposta no nicho que mais cresce entre os automóveis premium no Brasil, o segmento dos SUVs. A marca já fabricou no Brasil o Defender na fábrica da Karmann-Ghia em São Bernardo do Campo (SP). "Era uma operação em CKD, os kits vinham desmontados da fábrica de Solihull (Inglaterra), a nova fábrica será progressivamente uma fábrica completa", diz o executivo.

Land Rover Rang Rover SRV no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)

Além do produto, mudaram outros fatores em relação ao período entre 1998 e 2005, quando a Land Rover fez o Defender no país. A principal foi a emergência do mercado de luxo no Brasil. "É ainda imaturo, o Brasil não tem 2% do mercado dedicado aos premium, lá fora nos mercados mais antigos são 10% em média. Não acreditamos que em 2020 chegará a isso. Mas se o mercado geral tiver cerca de cinco milhões de carros nessa época, os luxuosos podem chegar a 3% ou 5% desse total", aposta Terry.

Com 4,59 metros de comprimento e 2,74 m de extre-eixos, o Discovery Sport é oito centímetros mais comprido que seu antecessor e também mais baixo. Ao contrário do Evoque, o SUV terá configuração com sete lugares. Para tanto, ganhou uma suspensão traseira independente totalmente redesenhada, de maneira a não perder espaço interno com torres de amortecedores e caixas de rodas.

OUTRAS ATRAÇÕES Achava o Range Rover Vogue pequeno? Provavelmente não, o que não impediu a marca inglesa de fazer uma versão Executive alongada do modelo. Na China, os carrões de entre-eixos alongados vendem centenas de milhares ao ano. O Range Rover Executive tem 5,20 metros contra 4,99 m do convencional. O entre-eixos alongado oferece 18,6 cm a mais para as pernas dos passageiros traseiros e é bem disfarçado pelas portas traseiras maiores.

A limusine fora de estrada tem poltronas individuais capazes de reclinar em até 17º. Se o ângulo não chega perto das melhores classes executivas, as instalações e recursos de conforto são superiores ao encotnrado normalmente em aviões. Entre os mimos, há até um degrau elétrico embutido na carroceria, que se estende como um estribo ao se abrir as portas.

Se um utilitário dublê de limusine é legal, o que dizer de um que imita um muscle car. O Range Rover Sport SVR é o carro mais rápido já produzido pela marca. O motor 5.0 V8 supercomprimido entrega 550 cv (contra 510 cv do original) e 69,3 kgfm de torque para chegar aos 100 km/h em 4,7 segundos e chegar aos 260 km/h.

Entre as demais atrações, a marca ainda reserva a estreia pública do Range Rove Evoque diesel 2.2 de 190 cv, já vendido nas concessionárias da Land Rover.

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