BMW LANÇA X4 POR R$ 264.950 E APRESENTA SÉRIE 2 ACTIVE TOURER


BMW X4 M Sport no Salão do Automóve 2014 (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)
 
Novidades quentes é que o promete a BMW. A marca anunciou nesta quarta-feira (29) a chegada do novo X4. O utilitário chegará às lojas por R$ 264.950 na versão 2.0 turbo com 245 cv e R$ 314.950 na configuração mais apimentada, 3.0 turbo de 306 cv de potência. Em seguida, será a vez do Série 2 Active Tourer. Ele desembarca no Brasil no primeiro trimestre de 2015 com motor 2.0 turbo de 231 cv de potência.


Sem mudanças no visual, o BMW Série 3 nacional não é a estrela mais chamativa do estande da marca alemã. Há outras novidades que fazem mais barulho, caso do BMW M4. O esportivo deixou de lado o seu motor V8 para adotar um seis cilindros em linha novamente. Turbinado, o novo propulsor rende 431 cv a 7.300 giros e respeitáveis 56,1 kgfm a 1.850 rotações. Com a ajuda do câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, o M4 vai aos 100 km/h em 4,3 segundos e só não vai além dos 250 km/h por força do limitador eletrônico. Além do cupê, que custa R$ 449.950, a marca trouxe o cabriolet com teto de metal retrátil por R$ 469.950.

Foi necessário mudar de motorização para cortar consumo e emissões. Agora, se você realmente se preocupa com a poluição emitida pelo seu carro e não quer abrir mão de andar rápido, talvez o i8 seja a opção. O híbrido dotado de asas de borboleta já apareceu publicamente nas concessionárias, mas faz a sua estreia para o grande público no motorshow.

Seu motor é um 1.5 turbo de três cilindros, como no Mini Cooper, só que capaz de gerar 231 cv e 32,6 kgfm de torque. Já seria suficiente para um cupê relativamente leve construído em grande parte de fibra de carbono (1.490 kg), mas o grande empurrão vem do motor elétrico de 131 cv e 25,5 kgfm de torque. Juntos, eles levam o i8 aos 100 km/h em 4,8 s e chegam aos mesmos 250 km/h, com emissões de apenas 59 g/km de CO² (o M4 emite 204 g/km). Ser verde tem seu preço, R$ 799.950.

BMW i8 no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
SINAL DOS TEMPOS  

Curiosamente, o BMW mais revolucionário do Salão não é o i8 e sim o Série 2 Active Tourer. E vem com uma revolução silenciosa: tração dianteira. Em outra marca não seria uma novidade digna de nota pelo menos de 30 anos para cá, na BMW afeita ao esquema tradicional de tração traseira, é quase uma heresia.
Como uma maneira de se contrapor aos críticos, o Série 2 tem fortes predicados. O motor 2.0 turbo gera bons 231 cv  e vem associado ao moderno câmbio ZF de oito velocidades. O espaço interno é ótimo para cinco passageiros e o acabamento não deve nada aos Série 3.

BMW Série 2 Active Tourer (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)

Ao menos há um BMW que marca um retorno às tradições: o Série 2. O menor cupê do fabricante lembra o pequeno 2002, o modelo que cunhou a tradição de esportivos compactos e acessíveis da marca. Ele estreia no Salão na versão M 235i equipada com o conhecido seis em linha 3.0 de 330 cv, o que basta para ir aos 100 km/h em 4,8 s e chegar aos 250 km/h.

MAXI MINI

O principal lançamento da Mini é justamente um Mini Cooper maior, com cinco portas. O modelo que desembarca no primeiro trimestre de 2015 tem entre-eixos 7,2 centímetros maior (o comprimento foi ampliado em 16 cm). Embora não tenha dado a ele a praticidade de um hatch tradicional, o incremento melhorou o acesso (ainda dificultado um pouco pelas portas traseiras de abertura restrita). Só não dá para levar cinco por conta do porta-copos que atrapalha muito o passageiro central traseiro. O porta-malas cresceu na mesma medida, são 278 litros, 67 l a mais que o duas portas. Os motores permanecem os mesmos: 1.5 turbo de três cilindros e 130 cv e 2.0 turbo de 192 cv.

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