JAGUAR XE CHEGA AO BRASIL MIRANDO TRUPE ALEMÃ


Jaguar XE no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Gustavo Maffei/Autoesporte)

A missão do Jaguar XE é muito clara: superar a dupla de futuros nacionais Mercedes Classe C e BMW Série 3, além do Audi A4. Mas se depender do estilo, o Jaguar XE estará muito bem preparado para essa briga, que se inicia no ano que vem, com sua chegada às lojas do país. Por enquanto, apenas como importado, a possível produção nacional não foi confirmada - o grupo Jaguar Land Rover (JLR) apenas afirma que fará um segundo modelo no Brasil. O preço ainda não foi revelado também.

Lançado hoje (29) no Salão do Automóvel, o XE encanta à primeira vista. Tem linhas arrojadas e um tempero de jovialidade que outros sedãs da marca inglesa não têm. Isso se deve à inspiração buscada nos traços do esportivo F-Type (não precisa dizer mais nada, né?). A estrutura e carroceria em alumínio não seria empecilho para a produção nacional, diz Terry Hill, presidente da JLR da América Latina e Caribe.

Jaguar XKR-S no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)

Além de contar com estrutura de alumínio, o XE é o primeiro modelo desenvolvido com a nova arquitetura modular da Jaguar, o que garante inclusive, maior facilidade de reposição de peças. Espaçoso, tem 2,83 metros de entre-eixos.

A suspensão dianteira é composta por triângulos duplos como no F-Type e a traseira é do tipo integral link, mais sofisticada do que um multilink convencional, segundo a fabricante. Isso tudo para poder peitar o Série 3 em dirigibilidade.

Motor e versões
Para tal, não descuidaram da motorização. Embora o modelo destinado a vender mais no Brasil seja o XE 2.0 turbo, inicialmente será importado apenas a versão equipada com o 3.0 V6 supercharged do F-Type. São 340 cv a 6.500 rpm, além de 46 kgfm a 4.500 giros. Com câmbio automático de oito marchas, o modelo vai aos 100 km/h em 5,2 segundos e chega aos 250 km/h.

Há cinco versões do XE. A de entrada Pure tem bom nível de acabamento e de detalhes, porém os que querem mais luxo podem partir para a Prestige com bancos em couro perfurado ou até a Portfolio e seu revestimento em couro Windsor e forrações bicolores. Ainda há o esportivo R-Sport, que apela para para-choques com kit aerodinâmico, spoiler discreto sobre o porta-malas, suspensões esportivas. O mais esportivo é o XE S com entradas de ar rasgadas no para-choque, aerofólio traseiro e rodas aro 20, afora as pinças de freio pintadas em vermelho.

Entre os itens tecnológicos, há head-up display a laser com maior definição e rapidez de projeção. Contudo, o que salta aos olhos mesmo (sem trocadilho) é o sistema InControl, que permite a você acessar via celular alguns comandos do carro e ativar, por exemplo, o ar-condicionado com antecedência. Como em outros Jaguar e Land Rover de luxo, a central eletrônica é do tipo dual view e permite ao passageiro ver um programa na TV (por exemplo) enquanto o motorista dirige vendo outra imagem, tudo pelo jogo de ângulos das telas sobrepostas.

Esportividade de gala
A Jaguar também apostou na estreia pública do XFR-S, a versão superesportiva do sedã médio grande. Pintado em uma indiscreta pintura azul, o modelo já havia sido apresentado para a imprensa meses atrás. Seu motor 5.0 V8 supercomprimido entrega 550 cv e 69,3 kgfm de torque já aos 2.500 giros. O XFR-S vai aos 100 km/h em 4,6 segundos e chega aos 250 km/h limitados eletronicamente, números que encostam no desempenho dos rivais BMW M5 e Mercedes-Benz E63 AMG.

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