(AUTOESPORTE) "Nova" Fiat Strada é flagrada em testes

Picape vai manter plataforma atual e receber apenas um face-lift

Marlos Ney Vidal
Strada vai mudar de novo em 2014, mas só um pouco: utilitário será redesenhado sobre mesma plataforma
A Fiat já deu início aos testes da "nova" Strada, como mostram os flagras enviados por Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. O lançamento da picapinha está previsto para 2014. Apesar da idade avançada, não espere por uma novíssima geração com plataforma do Novo Palio. O utilitário permanecerá sobre a mesma estrutura usada desde a estreia em 1998 – que deriva da primeira geração do Palio, lançada em 1996.
Além da plataforma, a Strada deve seguir com as configurações já disponíveis hoje. Salvo uma ou outra atualização, a mecânica terá os motores 1.4 8V Fire e os blocos 1.6 16V e 1.8 16V flex da família E.torQ. Já o visual será parcialmente renovado. Segundo o Autos Segredos, as laterais e a traseira mudam, mas o desenho das portas e do para-lamas serão iguais aos de Siena EL e Palio Weekend – aplicados na reestilização de 2008.

Marlos Ney Vidal
Camuflagem tipo "caixote" esconde corpinho atual; picape deve ter apenas as laterais e a traseira reestilizadas
Por enquanto, não há notícias sobre mudanças no interior da Strada. O mais provável é que a Fiat mantenha o painel recém-renovado, que é compartilhado com Siena e Palio Weekend. Em junho passado, a peça substituiu o painel antigo, oriundo do fim dos anos 90. Já as carrocerias seguirão em três opções: cabine simples, estendida e dupla, sendo esta última responsável por boa parte das vendas do modelo.

E por que a Fiat não deve investir em uma renovação completa da Strada, a líder absoluta de vendas do segmento? Há alguns fatores. Um deles é a estagnação do nicho, que não tem acompanhado o intenso processo de reforma dos compactos populares. Outro aspecto é o fato de as picapes pequenas serem produzidas e comercializadas basicamente no Brasil – e como produtos "exclusivos", não servem às exportações. Mesmo assim, o Autos Segredos fala em nova geração feita sobre o Novo Uno, sem previsão de estreia.


Marlos Ney Vidal
Fiat vai manter as três configurações já disponíveis da Strada, que são cabine simples, estendida e dupla
Marlos Ney Vidal Picape também deve seguir com o painel da Strada atual, compartilhado com Siena EL e Palio Weekend

0 comentários:

Postar um comentário