Daimler testa “rede social” de carros

Grupo da Mercedes-Benz busca comunicação entre veículos, para evitar acidentes

   Divulgação
A Daimler, gigante alemã dona da Mercedes-Benz, está desenvolvendo uma ferramenta chamada C2X, para possibilitar a troca de informações entre veículos. Ainda em fase de testes, a “rede social” objetiva que os motoristas recebam dados de outros condutores e do sistema rodoviário. Dessa forma, é possível saber, pela plataforma, quais áreas da cidade estão congestionadas, onde ocorreram acidentes e em que ponto da rua a velocidade de circulação diminuirá, por exemplo.
O projeto, denominado simTD, está sendo testado na região do Reno, na Alemanha. Também há procedimento semelhante em Palo Alto, Califórnia (EUA). A intenção da Daimler é que, até o fim de 2012, haja 120 veículos equipados com a plataforma circulando pelas ruas germânicas. A empresa também tentará estabelecer comunicação com os semáforos, para otimizar por quanto tempo devem ficar abertos, de acordo com o fluxo de automóveis no horário. O sistema é resultado de trabalho conjunto da própria Mercedes-Benz com fornecedores, empresas de comunicação e institutos de pesquisa e do setor público.

0 comentários:

Postar um comentário