Novo VW Gol x Hyundai HB20

Nas versões 1.0, é melhor comprar o VW que chega em agosto ou esperar até outubro pelo Hyundai nacional?

O Gol nunca teve tantos rivais como terá em breve, com a chegada de Toyota Etios e Hyundai HB20. Por isso, a missão de manter a liderança de vendas cabe à recém-apresentada versão reestilizada. Por fora, o visual aproximou o campeão de vendas ao Polo europeu, com grade e faróis retilíneos na frente e lanternas recortadas na traseira. De quebra, o motor 1.0 passou levar a sigla TEC, em função das mudanças que foram feitas no intuito de melhorar o consumo. Mas do outro lado está um Hyundai todo novo, e completamente armado para a briga. Dirigimos os dois e apresentamos, ponto a ponto, qual o melhor para suas necessidades.


 Desempenho Gol manteve os 76 cv e 10,2 kgfm de torque, mas os números de testes revelaram certa piora na performance. Já o Hyundai ainda não teve os dados oficiais divulgados, mas o motor é bem mais moderno que o do VW: tem apenas três cilindros (para menor consumo) e 12 válvulas, além de comandos variáveis. É a mesma unidade usada pelo Kia Picanto Flex, que tem 80 cv e 10,2 kgfm. O HB20 leva nítida vantagem nas saídas e exibe retomadas um pouco melhores, o que se reflete em maior agilidade no trânsito.
Ao volante Sem novidades no Gol. Continua bom de dirigir, com câmbio de engates curtos e suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade. Já o HB20 aposta num pouco mais de conforto, com acerto ligeiramente mais macio. O câmbio também tem engates muito bons. A estabilidade agrada nos dois hatches, mas o VW tem freios mais eficientes.
Qualidade e acabamento O painel do VW praticamente não mudou com a reestilização, o que significa que ele manteve o aspecto pobre, apesar da boa montagem. O HB20, por outro lado, traz um novo padrão de acabamento e materiais para a categoria “popular”, com um painel muito mais caprichado, portas com forração mais completa e quadro de instrumentos de aparência refinada, com desenho que lembra o do sedã médio Elantra
 Segurança Airbags frontais serão itens de série no HB20, com o ABS opcional. O Gol cobra à parte tanto pelo ABS quanto pelo duplo airbag. Não há opção de bolsas infláveis laterais em nenhum dos dois.
 Espaço Briga boa. Como a Hyundai planejou o HB20 de olho no Gol, acabou que o hatch da marca coreana ficou com porte muito semelhante ao do VW. Há boa acomodação nos bancos da frente, com vantagem para o Hyundai por oferecer ajuste de altura e profundidade do volante (só altura no Gol). Atrás, o espaço é razoável para até dois ocupantes (três aperta). Os porta-malas também têm dimensões parecidas em ambos os carros. 
Equipamentos A Hyundai ainda não divulgou a lista de série do HB20, mas o carro avaliado tinha muitos itens que deverão ser cobrados à parte: CD player com entrada USB, comandos do som no volante, trio elétrico, repetidor de seta no retrovisor, direção hidráulica e ar-condicionado. O Gol agora tem vidros dianteiros elétricos de série, além da abertura interna do porta-malas. O restante é oferecido como opcional (inclusive um simples ar quente).
Preço e mercado A se confirmar o preço do HB20 na faixa do Gol (a partir de R$ 27.990), o novo Hyundai tem tudo para abocanhar uma fatia de compradores do VW. A Hyundai ainda não divulgou se terá um plano de revisões com custo fixo, mas a garantia será bem maior que a do rival: cinco anos, contra apenas um ano de cobertura do VW. 
 Conclusão A mudança do Gol foi muito tímida, mais focada no visual que no conteúdo. Com isso, o HB20 tem muitos argumentos para fazer o consumidor esperar até outubro por ele: motor mais potente e econômico, design mais arrojado, melhor acabamento, maior garantia...


Hyundai HB20 será visto sem disfarces no Salão do Automóvel, em outubro

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