Nas versões 1.0, é melhor comprar o VW que chega em agosto ou esperar até outubro pelo Hyundai nacional?
O
Gol nunca teve tantos rivais como terá em breve, com a chegada de
Toyota Etios e
Hyundai HB20.
Por isso, a missão de manter a liderança de vendas cabe à
recém-apresentada versão reestilizada. Por fora, o visual aproximou o
campeão de vendas ao
Polo europeu, com grade e faróis
retilíneos na frente e lanternas recortadas na traseira. De quebra, o
motor 1.0 passou levar a sigla TEC, em função das mudanças que foram
feitas no intuito de melhorar o consumo. Mas do outro lado está um
Hyundai todo novo, e completamente armado para a briga. Dirigimos os
dois e apresentamos, ponto a ponto, qual o melhor para suas
necessidades.
Desempenho | O Gol
manteve os 76 cv e 10,2 kgfm de torque, mas os números de testes
revelaram certa piora na performance. Já o Hyundai ainda não teve os
dados oficiais divulgados, mas o motor é bem mais moderno que o do VW:
tem apenas três cilindros (para menor consumo) e 12 válvulas, além de
comandos variáveis. É a mesma unidade usada pelo Kia Picanto Flex, que
tem 80 cv e 10,2 kgfm. O HB20 leva nítida vantagem nas saídas e exibe retomadas um pouco melhores, o que se reflete em maior agilidade no trânsito. |
Ao volante | Sem novidades no Gol. Continua bom de dirigir, com câmbio de engates curtos e suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade. Já o HB20
aposta num pouco mais de conforto, com acerto ligeiramente mais macio. O
câmbio também tem engates muito bons. A estabilidade agrada nos dois
hatches, mas o VW tem freios mais eficientes. |
Qualidade e acabamento | O painel
do VW praticamente não mudou com a reestilização, o que significa que
ele manteve o aspecto pobre, apesar da boa montagem. O HB20,
por outro lado, traz um novo padrão de acabamento e materiais para a
categoria “popular”, com um painel muito mais caprichado, portas com
forração mais completa e quadro de instrumentos de aparência refinada,
com desenho que lembra o do sedã médio Elantra. |
Segurança | Airbags frontais serão itens de série no HB20, com o ABS opcional. O Gol cobra à parte tanto pelo ABS quanto pelo duplo airbag. Não há opção de bolsas infláveis laterais em nenhum dos dois. |
Espaço | Briga boa. Como a Hyundai planejou o HB20 de olho no Gol,
acabou que o hatch da marca coreana ficou com porte muito semelhante ao
do VW. Há boa acomodação nos bancos da frente, com vantagem para o
Hyundai por oferecer ajuste de altura e profundidade do volante (só
altura no Gol). Atrás, o espaço é razoável para até
dois ocupantes (três aperta). Os porta-malas também têm dimensões
parecidas em ambos os carros. |
Equipamentos | A Hyundai ainda não divulgou a lista de série do HB20,
mas o carro avaliado tinha muitos itens que deverão ser cobrados à
parte: CD player com entrada USB, comandos do som no volante, trio
elétrico, repetidor de seta no retrovisor, direção hidráulica e
ar-condicionado. O Gol agora tem vidros dianteiros
elétricos de série, além da abertura interna do porta-malas. O restante é
oferecido como opcional (inclusive um simples ar quente). |
Preço e mercado | A se confirmar o preço do HB20 na faixa do Gol
(a partir de R$ 27.990), o novo Hyundai tem tudo para abocanhar uma
fatia de compradores do VW. A Hyundai ainda não divulgou se terá um
plano de revisões com custo fixo, mas a garantia será bem maior que a do
rival: cinco anos, contra apenas um ano de cobertura do VW. |
Conclusão | A mudança do Gol foi muito tímida, mais focada no visual que no conteúdo. Com isso, o HB20 tem
muitos argumentos para fazer o consumidor esperar até outubro por ele:
motor mais potente e econômico, design mais arrojado, melhor acabamento,
maior garantia... |
Hyundai HB20 será visto sem disfarces no Salão do Automóvel, em outubro
0 comentários:
Postar um comentário