Como anda o luxuoso rival de Audi A5, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C
Menor
sedã da Lexus, IS300 foi lançado há cerca de um mês no mercado
brasileiro; modelo de luxo usa leds nos faróis e lanternas, belas rodas
de liga leve aro 17 que reforçam sua esportividade, e custa elevados R$
218.500
Ao acessar o interior, novamente hesitei. Tudo aponta o alto luxo. Madeira nobre no painel e nas portas, couro delicioso de tatear, assento super confortável, design elegante (“comportado”), acabamento de primeiríssima e uma série de eletrônicos sofisticados. A lista tem ar-condicionado digital de duas zonas, aquecedor e resfriador nos bancos dianteiros, chave inteligente com partida por botão, ajustes elétricos nos bancos e no volante com memória, sistema “smart entry” (que recua banco e volante para facilitar a entrada do condutor), som premium com nove alto-falantes, três twitters, rádio/CD e conexões Bluetooth, auxiliar e USB e... câmbio automático.
Por dentro do IS300, o luxo sobrepõe a esportividade, com apliques de madeira nobre, couro e muito silêncio
Relógios têm aros metálicos e contornos luminoso que muda do azul para o vermelho quando se pisa mais fundo
Berço alemão
Como de praxe, as primeiras três voltas no circuito sinuoso da fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo, foram de reconhecimento (do carro e da pista). Depois comecei a entender os tempos de troca de marcha. E com o traçado fresco, as sete voltas restantes foram “adrenalizantes”. O bloco 3.0 V6 enche rápido e produz acelerações vigorosas, ajudado principalmente pelos 30,6 kgfm de torque. O câmbio não é muito rápido nas mudanças em modo automático, mas nada que as borboletas no volante não resolvam. Aliás, a caixa é permissiva nas reduções e faz os giros saltarem. Para um sedã de luxo, o IS300 tem desempenho bem excitante.
Sedã surpreendeu na pista com ótimas respostas do motor, equilíbrio nas retas e alta precisão nas manobras
Mas que fique acertado entre nós: o IS300 não é carro de corrida. Longe disso. Apesar de ter sido devidamente configurado para divertir (os freios dianteiros, por exemplo, têm pinças flutuantes de pistão duplo), o menor sedã da Lexus fica um pouco anestesiado pela eletrônica e pelo luxo. Há controles de estabilidade e de tração, ABS com EBD e assistente de emergência, e oito airbags – tem bolsas infláveis até para os joelhos dos passageiros da frente. Para completar, o modelo traz ainda o VDIM, sistema que gerencia toda a parafernália de proteção e o comportamento dinâmico. Talvez essa seja a justificativa para que o modelo custe R$ 218.500. Além do alto luxo e da mecânica açucarada, o sedã japonês de grife ainda oferece um nível de segurança estupendo.
Ficha Técnica
Lexus IS300
Motor: Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em "V", duplo comando variável de válvulas (Dual VVT-i), injeção direta, gasolina
Cilindrada: 2.995 cm³
Potência: 231 cv a 6.200 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 4.400 rpm
Transmissão: automática sequencial de seis marchas com paddle-shifts no volante
Suspensão: independente com braços duplos na dianteira, e independente com braços múltiplos na traseira; tração traseira
Freios: Discos ventilados na frente e atrás
Pneus: 225/45 R17
Direção: Elétrica progressiva
Dimensões: Comprimento 4,85 m, largura 1,80 m, altura 1,41 m e entre-eixos 2,73 metro
Capacidades: Porta-malas 378 litros, 1.656 kg em ordem de marcha
Preço: R$ 218.500
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