YAMAHA: 250 agora também é flex


O modelo permite abastecimento com etanol, gasolina ou mistura de ambos em qualquer proporção. A versão a gasolina continua sendo vendida

Yamaha
A Yamaha apresentou nesta sexta-feira, 13, a nova Fazer 250 BlueFlex, com tecnologia que permite o abastecimento com etanol, gasolina ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O modelo é bem parecido com a versão a gasolina, que continua em linha. A ciclística e o motor são os mesmos. As principais diferenças são o novo grafismo, a luz indicadora BlueFlex no painel e mudanças sutis como na tampa do combustível, acréscimo de um filtro de combustível e vela de ignição, entre outros pequenos detalhes técnicos.

“Desde 2005, quando a Fazer estava em processo de desenvolvimento, a equipe de engenharia já trabalhava com a possibilidade de tornar essa motocicleta bicombustível”, comentou Marcelo Dias, um dos engenheiros responsáveis pelo novo projeto. De acordo com informações da marca, um dos apelos da nova Fazer é o meio ambiente, já que a versão dotada com esta tecnologia emite, em média, 40% menos CO na atmosfera.


YamahaYamahaO funcionamento da tecnologia é simples. O piloto só deve observar o painel no momento em que a chave é ligada antes de sair. Se a luz BlueFlex não acender, significa que a motocicleta está apta para rodar imediatamente. Com a luz piscando – indicativo de que a temperatura está abaixo de 20 graus Celsius –, a moto também pode ser pilotada. A terceira possibilidade é a luz ficar acesa – especialmente entre 0 e 5 graus Celsius – e avisa que a moto, embora dê a partida, não deve ser pilotada naquele instante. O condutor deve esperar a luz apagar, o que leva cerca de 30 segundos, para então engatar a marcha e sair.

A Fazer 250 BlueFlex chega às concessionárias da marca em todo o Brasil com preço sugerido de R$ 11 790 (R$ 500 mais cara que a Fazer normal) nas cores preta e prata. Na próxima edição da MOTOCICLISMO teremos um teste com mais informações sobre o modelo.

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