VW GOLF OU FORD FOCUS: QUAL COMPRAR?


Ford Focus 2013 ou VW Golf 2013 (Foto: Autoesporte)
Quando uma nova versão de carro entra em campo, a tendência natural é que o modelo mais antigo seja esquecido no banco. Mas embora o jogador novato apresente um conjunto mais moderno, o veterano pode continuar batendo um bolão. Por isso convocamos as antigas versões do Golf e do Focus para disputar uma última pelada.
O Ford já está de saída, será substituído pelo carro de terceira geração, que teve seus preços revelados semana passada. Enquanto isso, o VW fará dobradinha com o Golf VII, que está desembarcando aos poucos nas concessionárias. A dupla está sendo oferecida com desconto nas lojas. Quem tiver paciência de garimpar e barganhar, certamente poderá fazer um bom negócio. Para este tira-teima, elencamos as versões de entrada de ambos os modelos, que tem preço e conteúdo parecido. Que começe a partida.
Ford Focus 1.6 GLX 2013 Vokswagen Golf 1.6 2013
Ford Focus 2013 (Foto: Ford)
Volkswagen Golf 2013 (Foto: Volkswagen)
PREÇO
 
A partir de R$ 53.000 A partir de R$ 52.390
 
MOTORIZAÇÃO
 
1.6 de 116 cv, torque de 16,3 kgfm; câmbio manual de cinco marchas. Ainda que mais potente que o motor do Golf, o propulsor da Ford deve força frente à concorrência. O Chevrolet Cruze, por exemplo, é alimentado por um bloco 1.8 de 144 cv, enquanto o Peugeot 308 traz um 1.6 de 122 cv. 1.6 de 104 cv, torque de 15,4 kgfm; câmbio manual de cinco marchas. Refém da idade, o motor do Golf dá sinais de cansaço. No entanto, não faz feio quando comparado ao 2.0 das versões topo de linha (116 cv e 17,7 kgfm), até porque o negócio do 1.6 é torque em baixas rotações.
 
DESEMPENHO
 
O motor de alumínio é menos ruidososo que o do rival alemão. Segundo a Ford, o bloco pesa 79 kg - 13 kg a menos que o do Fiesta Rocam -, o que ajuda a reduzir o consumo e poupa freios e suspensão. A cavalaria um pouco mais nervosa também garante um passo à frente perante Golf. Dinamicamente, a suspensão traseira multilink garante estabilidade acima da média. Direção e câmbio são bem ajustados. Não empolga tanto quanto o do Ford. A seu favor, tem um ótimo acerto dinâmico e boa dirigibilidade. O torque máximo de 15,4 kgfm é entregue a 2.500 rpm. Ou seja, não esgoela para andar numa tocada forte. Como é de praxe nos carros da Volks, a suspensão privilegia firmeza. Mesmo com eixo de torção traseiro, o Golf é um exemplo de acerto dinâmico. A direção é bem calibrada em todas situações e o câmbio manual ainda é referência no segmento.
 
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
 
Freios ABS com EBD, airbag duplo frontal, sistema de som com CD player e entrada auxiliar, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, trio elétrico, faróis de neblina e direção hidráulica. O pacote de série do Focus é semelhante ao do Golf, só fica atrás quando o assunto é entretenimento, já que o VW traz entrada para cartão de memória. Freios ABS com EBD, airbag duplo frontal, sistema de som com CD Player, entrada USD e SD card, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado digital, trio elétrico, faróis de neblina e direção hidráulica. Embora o Golf VII venha bem recheado, esta antiga geração traz um pacote bem básico para a faixa de preço.
 
ESPAÇO
 
A disputa pelo maior porta-malas é acirrada. O Focus tem leve desvantagem, com 328 litros (número oficial). Entre os hatches médios mais vendidos, perde para o Hyundai i30 (378 litros, número oficial) e para o Chevrolet Cruze (376 litros, aferidos por AE) No Golf, o porta-malas é de 330 litros (número oficial). É mais que o Focus, mas menos que o Peugeot 308 (380 l, aferido por AE).
 
CONFORTO
 
O Focus não é referência em espaço no segmento. Ainda assim, supera o Golf em comprimento, entre-eixos, largura e altura. Leva quatro passageiros com mais conforto. Apertado para cabeças e pernas dos ocupantes traseiros, o Golf tem o menor entre-eixos entre os hatches médios mais vendidos. Nessa briga, quem leva a melhor é o Cruze, com 2,68 metros.
 
ACABAMENTO
 
Se alguém buscar um calcanhar de Aquiles no antigo Focus, certamente o acabamento será o principal suspeito. O descuido e simplicidade nos painéis de porta contrasta a boa qualidade do material aplicado na parte superior do painel. Curiosamente, a quarta geração do Golf foi justamente a que marcou a escalada premium do modelo, que se tornou bem mais requintado. Mesmo datado, o interior tem materiais de boa qualidade e macios ao toque. A qualidade de construção acima da média o deixa livre de ruídos.
 
SEGURANÇA
 
Tem Freios ABS com EBD e airbag duplo frontal de série. Recebeu 4 estrelas no teste de colisão do NHTSA, dos EUA. Focus e Golf se equivalem bastante no quesito segurança. Ambos têm bons resultados nos testes de colisão, mas trazem apenas dois airbags. Freios ABS com EBD e airbag duplo frontal de série. Recebeu 4 estrelas no teste de colisão do Euro NCAP. No mercado atual, os itens são muito básicos pelo que se paga. Falta controle de estabilidade e tração, itens de segurança cada vez mais presentes nos veículos atuais.
 
PREÇO DO SEGURO
 
R$ 1.537 (2,9%). O seguro mais barato do Focus faz com que o Ford abra boa vantagem perante o VW. O preço está dentro da média da categoria. R$ 2.147 (4,1%). O alto valor do seguro é um dos pontos fracos do Golf. No segmento, o Volks só fica atrás do Hyundai i30, cujo valor do seguro chega a 4,5% sobre o valor do carro.
 
PREÇO DA CESTA DE PEÇAS
 
R$ 4.537. O valor é salgado para o segmento. Para efeitos de comparação, a cesta de peças do Cruze é R$ 3.158, e do 308 é R$ 3.158. A mais barata é a do Fiat Bravo, de R$ 2.349. R$ 4.409. A diferença entre a cesta de peças do Golf e do Focus é de R$ 128. Embora o VW fique com a vantagem no duelo, o carro tem custo elevado quando comparado com os demais modelos da categoria.
 
DESVALORIZAÇÃO
 
15,7% no primeiro ano. O número está dentro da média do segmento e fica muito próximo ao indíce de desvalorização do Fiat Bravo, de R$ 15,8%. Lembrando que a desvalorização pode ser acentuada com o fim da produção da segunda geração, substituída pelo novo Focus. 14,4% no primeiro ano. O indíce é relativamente baixo para a categoria, uma indicação da boa receptividade do antigo Golf. A pequena sobrevida de pouco mais de um ano talvez aplaque uma escalada na desvalorização.
 
GARANTIA E PÓS-VENDA
 
3 anos. É a média do segmento. Durante espe período, o motorista irá gastar R$ 3.356 com o pacote de seis revisões para não perder o benefício. O preço é fixo. 1 ano. É o pior tempo de garantia entre os hatches médios. As duas revisões previstas durante o ano saem por R$ 440. Para um pacote de revisões semelhante ao do Focus, com seis revisões, são desembolsados R$ 1.455.
 
E NAS LOJAS?
 
Restam poucas unidades nas lojas. A dica é aproveitar a queima de estoque para negociar. Em apuração prévia feita por Autoesporte, os descontos chegavam até R$ 3 mil em lojas da capital paulista. Apesar da chegada da sétima geração, o modelo continuará sendo comercializado. A versão 2.0 é mais fácil de achar nas revendas, mas os vendedores ainda contam com unidades do 1.6 em estoque. Vale pechinchar.
 
CONCLUSÃO
 
Vecendor. O Focus é líder entre os hatches médios e forte referência na categoria. Se destaca em relação ao Golf pelo conjunto mais moderno. É espaçoso e tem ergonomia mais bem pensada do que o datado Volks. A mecânica é superior em alguns quesitos, como suspensão e suavidade do propulsor. No final, essas qualidades e o seguro mais barato fazem do Focus a melhor escolha desta disputa. Lançado no Brasil em 1998 e reestilizado pesadamente em 2007, o Golf não nega a idade. Continua como um grande nome do passado e ainda vende muito bem, mas sua imagem enfraquece diante da mecânica mais moderna do Focus. A 7ª geração do Golf vai chear em boa hora para reanimar o hatch

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