A Volkswagen começará a produzir a nova geração do Golf no Brasil. O anúncio foi feito na tarde de hoje, em Brasília, pelo CEO da Volkswagen do Brasil e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Schmall, ao lado da presidente Dilma Rousseff.
Serão investidos R$ 520 milhões par a ampliação fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), cuja capacidade produtiva será aumentada em 20%. O anúncio da VW vem logo após a Audi ter comunicado que voltará a produzir no país, também na unidade do Paraná. De lá também sairá o Audi A3 Sedan, com quem o Golf compartilha a plataforma modular MQB.
O Golf nacional deve começar a sair da linha de produção em dois anos. O que quer dizer que já poderemos vê-lo rodando por aí no fim de 2015. A montadora afirmou que pretende fabricar as versões com motores 1.4 turbo, 1.6 - ainda inédita por aqui - e também o GTI, com motor 2.0 turbo. Schmall inclusive disse que irá adaptar os propulsores à tecnologia flexfuel para equipar o modelo brasileiro. Sobre a decisão de produzir o hot hatch localmente, o executivo disse: " Os critérios do Inovar-Auto colaboraram para a agilidade da nova linha de produção no Brasil".
Com esse aporte, a Volkswagen irá investir de 2012 até 2016 o equivalente a R$ 9,2 bilhões no Brasil. Schmall afirmou que grande parte do investimento será destinado a ampliação da capacidade produtiva e para a introdução de novos modelos, principalmente modelos de entrada feitos sobre a mesmo plataforma.
Parceria com Audi
No dia 17 de setembro, a Audi anunciou que retomaria suas atividades no Paraná, com investimento de R$ 504 milhões para instalação da nova linha de produção, de onde saírá ainda o SUV Q3. No momento, a VW produz em São José dos Pinhais os modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e a quarta geração do Golf, que deve ser deixada de lado assim que a produção do Golf VII começar.
Se depender da Audi, o hatch da VW terá território livre no Brasil. Diferentemente do que ocorria nos anos 1990, o Audi A3 hatchback e o Golf não deverão ser nacionalizados simultaneamente, a fim de evitar a competição entre "irmãos".
Histórico
A produção nacional do Golf começou em 1998. Desde então, ele passou apenas por uma reestilização no Brasil. Com o resfriamento do mercado nacional na metade da última década, a VW decidiu não atualizar o Golf, e o Brasil ficou sem a quinta e a sexta geração do modelo. À época, a Audi cessou a produção nacional do A3, o mesmo ocorrendo com o Classe A da Mercedes, o Defender da Land Rover e a picape Dakota da Chrysler.
Hoje, assistimos ao movimento contrário no país, em grande parte motivado pelo Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), que dentre as condições exigidas para as importadoras comercializarem no país, institui isenções fiscais para aquelas que decidissem investir na produção local. Desde então, além do Grupo Volkswagen, outras alemãs como a BMW e a Mercedes-Benz, mais recentemente, anunciaram a construção de complexos industriais no Brasil. (Colaboraram Alberto Cataldi e Tereza Consiglio).
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