FÁBRICA DA MERCEDES SERÁ EM SANTA CATARINA OU SÃO PAULO


Mercedes-Benz GLA (Foto: Mercedes-Benz)

A Mercedez-benz confirmou mais detalhes sobre sua futura fábrica no Brasil à reportagem de PiradosporCarros. O presidente da empresa no país, Philipp Schimer, afirmou que o martelo está próximo de ser batido sobre a localização da unidade. Os estados que estão na disputa são Santa Catarina e São Paulo. Segundo fonte ligada ao fabricante, SC ofereceu condições bem vantajosas e isso pesa na escolha que será anunciada nos próximos meses.

"Ainda não decidimos quais serão os modelos produzidos lá, mas a fábrica começará a produzir rapidamente. O lugar será escolhido nos próximos meses, até o final do ano, e a produção terá início em 2015", adiantou o Schimer.

A disputa pela produção está de fato entre o Classe A e seus derivados e a nova geração do Classe C, cuja apresentação oficial será em março de 2014 no Salão de Genebra. A menor lucratividade oferecida entre os modelos menores (chamados de compactos na Europa, mas de porte médio para o padrão brasileiro) pode levar a produção da linha do Classe A no país. Lembrando que a terceira geração do Classe A tornou-se bem-sucedida em vendas e acumula resultados animadores.

Ao mesmo tempo, a escala prevista de produção será pequena, nos moldes do que a BMW fará em Araquari (SC), cuja capacidade instalada será de 40 mil unidades por ano. Segundo Philipp Schimer, o mercado de automóveis de luxo no Brasil não ultrapassa as 50 mil unidades por ano, então não faria sentido investir em uma produção em escala maior do que isso, o que pode liberar opções até para modelos mais lucrativos - e caros - como o Classe C. A BMW optou por esse caminho e fará o Série 3 na planta de Santa Catarina.

A reportagem ainda apurou que o a utilização da fábrica da Nissan (que tem parceria com a Mercedes) em Rezende, RJ, está fora de questão.

A declaração de Schimer vai de encontro à afirmação de Dieter Zetsche, CEO da Daimler, sobre o início da fabricação de modelos no Brasil. "Com a nova linha de compactos temos carros que são atraentes e podem ser produzidos a baixo custo, tornando-os uma boa opção para esse mercado", afirmou o executivo em evento na noite de ontem. (colaborou Alberto Cataldi)

0 comentários:

Postar um comentário