BMW, Chery e o Grupo Caoa foram os últimos a entrarem no programa; Marcas habilitadas tem desconto no IPI
Em vigor desde 1º de janeiro, o Inovar-Auto (Programa de Incentivo à
Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos
Automotores) fechou seu primeiro mês com 33 empresas habilitadas,
distribuídas como produtoras, importadoras e investidoras, conforme
informou uma nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDCI).
O programa concede benefícios fiscais às montadoras que se instalarem no país ou que se comprometam a investir em tecnologia ou eficiência energética. A redução de impostos possibilita que as marcas ofereçam carros a preços mais baixos. A sul-coreana Kia, que ainda não se inscreveu no programa, por exemplo, vem sofrendo baixa nas vendas exatamente por conta dos preços menos competitivos de seus carros, importados que pagam o valor integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
As fabricantes BMW e Chery estão entre as marcas que receberam recentemente o aval para participar do programa. Ambas apresentaram planos de construção de fábricas no Brasil. O grupo CAOA, que representa a Hyundai no Brasil, é outro recém habilitado.
Segundo o MDCI, as 33 empresas que já estão dentro do Inovar-Auto podem representar um investimento de cerca de R$ 4,2 milhões. A expectativa é que até o fim da vigência do novo regime automotivo, em dezembro de 2017, sejam investidos R$ 5,5 bilhões na indústria automotiva nacional.
Veja a situação do novo regime até agora:
Habilitados como produtores:
Agrale • Caoa • Fiat • Ford • General Motors • Honda
Hyundai • International • Iveco • MAN • Mercedes-Benz
Mitsubishi •Nissan • PSA Peugeot Citroën • Renault
Scania • Suzuki •Toyota • Volkswagen • Volvo
Habilitados como importadores:
British Cars (importa Bentley e Bugatti) • Chrysler • Districar
(importa as marcas Changan, Ssangyong e Haima) • Jaguar
Land Rover • SNS Automóveis (imposta JAC e Aston Martin)
Stuttgart Sportcar (importa Porsche) • Venko Motors (importa Rely) • Volvo Cars.
O programa concede benefícios fiscais às montadoras que se instalarem no país ou que se comprometam a investir em tecnologia ou eficiência energética. A redução de impostos possibilita que as marcas ofereçam carros a preços mais baixos. A sul-coreana Kia, que ainda não se inscreveu no programa, por exemplo, vem sofrendo baixa nas vendas exatamente por conta dos preços menos competitivos de seus carros, importados que pagam o valor integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
As fabricantes BMW e Chery estão entre as marcas que receberam recentemente o aval para participar do programa. Ambas apresentaram planos de construção de fábricas no Brasil. O grupo CAOA, que representa a Hyundai no Brasil, é outro recém habilitado.
Segundo o MDCI, as 33 empresas que já estão dentro do Inovar-Auto podem representar um investimento de cerca de R$ 4,2 milhões. A expectativa é que até o fim da vigência do novo regime automotivo, em dezembro de 2017, sejam investidos R$ 5,5 bilhões na indústria automotiva nacional.
Veja a situação do novo regime até agora:
Habilitados como produtores:
Agrale • Caoa • Fiat • Ford • General Motors • Honda
Hyundai • International • Iveco • MAN • Mercedes-Benz
Mitsubishi •Nissan • PSA Peugeot Citroën • Renault
Scania • Suzuki •Toyota • Volkswagen • Volvo
Habilitados como importadores:
British Cars (importa Bentley e Bugatti) • Chrysler • Districar
(importa as marcas Changan, Ssangyong e Haima) • Jaguar
Land Rover • SNS Automóveis (imposta JAC e Aston Martin)
Stuttgart Sportcar (importa Porsche) • Venko Motors (importa Rely) • Volvo Cars.
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