Hatch terá quatro versões para motores 1.0 e 1.6, preços ficam entre R$ 31.995 e R$ 47.995; sedã chega em março de 2013
Após a noite de lançamento do HB20 no Brasil, a Hyundai revelou a lista completa de preços e equipamentos do seu primeiro popular produzido no país, que terá a difícil tarefa de enfrentar o líder VW Gol no mercado, entre outros hatch compactos populares. A marca aproveitou para confirmar o lançamento da versão sedã, que chegará ao mercado em março do ano que vem.As opções de motores para o HB20 são 1.0 12V de 80 cv de potência a 6.200 rpm e 10,2 kgfm de torque aos 4.500 rpm e 1.6 DOHC CVVT de 128 cv a 6.600 rpm e 16,5 kgfm a 5.000 rpm. Em ambos os motores, aproximadamente 80% do torque fica disponível já a partir dos 2.000 giros. O 1.0 vira acoplado a um cambio manual de cinco marchas, enquanto o 1.6 poderá contar com transmissões manual de cinco velocidades, ou automático de quatro velocidades. Além dos blocos modernos, com comando duplo comando variável de válvulas, a Hyundai aposta no pacote de itens para fazer frente aos rivais populares.
Confira o que cada versão oferece:
Comfort: o hatch já traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, duplo airbag frontal, faróis com máscara negra, rodas de 14 polegadas com calotas e quadro de instrumentos luminescente (que se mantém aceso o tempo todo).
Comfort Plus: acrescenta alarme, vidros elétricos, desembarçador traseiro, chave canivete com abertura e travamento remoto e tecido nas portas.
Comfort Style: traz também rodas de liga leve, freios ABS com EBD, rodas de liga de 14", sistema de áudio com comandos no volante e banco traseiro bipartido.
Premium: a versão mais chique do HB20 é exclusiva para o motor 1.6, e vem com rodas de liga leve com aro 15 polegadas, painel bicolor (cinza e preto). Pode ter câmbios manual de cinco marchas ou automático de quatro.
O único equipamento opcional do HB20 será o sistema de áudio da Hyundai, oferecido por R$ 995. Este inclui radio/CD com leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e volante multifuncional com comandos. O restante das versões tem pacote de equipamentos fechado, o que significa que o HB20 Comfort 1.0, modelo mais básico, não poderá ter freios com sistema ABS e EBD nem pagando à parte.
Já a garantia de fábrica é de cinco anos, sem limite de quilometragem, diferencial na comparação com outros populares, como VW Gol e Fiat Palio, que contam com apenas um ano de cobertura
Confira a lista completa de preços:
1.0 Comfort: R$ 31.995
1.0 Comfort Plus: R$ 33.995
1.0 Comfort Style: R$ 37.995
1.6 Comfort: R$ 36.995
1.6 Comfort Plus: R$ 38.995
1.6 Comfort Style: R$ 42.995
1.6 Comfort Style Automático: R$ 45.995
1.6 Premium Manual: R$ 44.995
1.6 Premium Automática: R$ 47.995
Uma das questões mais aguardadas em relação ao HB20 era como a Hyundai comercializaria o modelo. A montadora anunciou que, até o inicio das vendas, em outubro, pelo menos 150 revendas próprias estarão operando. A meta é ter inauguradas e em pleno funcionamento 200 lojas própria até março de 2013. Além da rede "particular", algumas revendas do grupo CAOA, importador oficial da Hyundai no Brasil, venderão o HB20. As lojas exclusivas terão portal de entrada azul e uma plaquinha com a bandeira do Brasil para diferenciar, enquanto concessionários CAOA terão o portal de acesso prata.
Outros aspectos importantes revelados pela Hyundai Motor Brasil foram o plano de revisões, seguro próprio e detalhes da produção. O hatch compacto começa a ser produzido na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, no dia 20 de setembro, com chegada às lojas em meados de outubro. Cerca de 90 mil unidades serão da versão hatch, enquanto as 60 mil unidades restantes ficarão com o sedã - que estréia em março. A marca diz que 99% da carroceria é produzida no Brasil, porém a mecânica (motor e cambio) vem importada da Coreia do Sul. Ao todo, serão 150 mil unidades entregues por ano, volume que deve fazer do HB20 um carro de grande volume.
Em relação à garantia de fabrica, a Hyundai Motor Brasil anunciou que as duas primeiras revisões (de 10 mil e 20 mil km) terão mão-de-obra gratuita. Os planos subsequentes serão a preços fixos, que a montadora chamou de "honestos". O custo da mão-de-obra, no entando, será de R$ 150 a hora, mesmo valor cobrado em concessionárias de marcas tradicionais no Brasil. Já o seguro próprio da Hyundai será inédito, com planos a preços fixos de R$ 1.300 para as versões 1.0 litro, e R$ 1.600 para os 1.6 litro. Isso independente do perfil dos condutores, algo inusitado. (colaborou Alberto Cataldi)
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