"AUTOESPORTE" Flagra: Novo Santana e Up! em testes em SP

Flagramos nova unidade do subcompacto e uma mula do sedã médio em fase de desenvolvimento

Diogo Dias
Versão bais barata do Up!, Skoda Citigo aparece em testes de nacionalização
No começo de julho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a liberação de R$ 342 milhões para a Volkswagen. De acordo com a nota publicada no site do banco, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um subcompacto e de um sedã médio, o que gerou várias especualções no mercado.

Não é segredo para ninguém que a VW tem dedidicado muito tempo ao Up! quatro-portas que será vendido no Brasil, com preços abaixo do Gol. Os engenheiros da montadora trabalham para ampliar as dimensões traseiras do subcompacto, no que diz respeito ao espaço dos bancos traseiros, do porta-malas e do tanque de combustível.
Na foto do leitor Eric Rivera, que publicamos no dia 27 de julho, o Up! foi flagrado pela primeira vez no Brasil, rodando na zona Sul da capital paulista. Novas fotos, agora do colaborador Diogo Dias, mostram uma unidade do Skoda Citigo - versão mais barata do Up! feita pela divisão checa do Grupo VW. O novo flagra deixa clara a estratégia da VW brasileira de apostar no menor custo. O Citigo tem tampa traseira mais simples, sem a enorme janela transparente do Up!, além de outras soluções que barateiam o projeto. Ele ainda é 2,5 cm mais longo e 1 cm mais alto que o VW.

Diogo Dias
VW quer que compacto fique espaçoso para famílias. Preço será abaixo do Gol
Pelas fotos, precebe-se o esforço da VW em deixar o carro (além de acessível) mais espaçoso para famílias da nova classe média, o público-alvo do futuro modelo de entrada. O estepe, que na Europa fica no porta-malas (de 250 litros), deverá migrar para a parte de baixo da carroceria. O tanque de 35 litros não permite grande autonomia com etanol, por isso será ampliado. Finalmente, o carro deverá ser homologado para cinco pessoas (na Europa, é para quatro), à custa de alguma reengenharia na parte traseira e nas laterais do modelo. A produção será em Taubaté, de acordo com o sindicato local. A previsão é de lançamento no começo de 2014.

Novo Santana
Diogo Dias
"Mula" com cara de Jetta esconde chassis do novo sedã médio da VW que resgatará o nome Santana
Outra novidade, também flagrada por Diogo Dias, é um velho Jetta alongado, na verdade uma “mula” do sedã médio que a VW vai produzir em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2014. Chamado internamente de Novo Santana, o modelo está sendo desenvolvido principalmente para os mercados da China e do Brasil.
Não espere o refinamento de modelos como Civic, Corolla e Cruze, mesmo porque o novo VW Jetta mexicano é a aposta da empresa no segmento médio (bem como o Golf VII, que também virá do México). O tal Santana irá brigar mais com os sedãs “mais-que-compactos” Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Renault Logan, com ótima relação custo-espaço, e muita economia em acabamento e requintes de estilo.

Diogo Dias
Espaço interno será foco do Novo Santana
Novo Polo? Não, novos Gol e Fox
Entre os carros de teste da VW que rodam pelo Brasil afora também há unidades do novo Polo europeu, nas versões hatch e sedã. Mas nossas melhores fontes dão conta que o novo Polo não está no radar da VW brasileira.
Ao que tudo indica, a VW desenvolve uma nova linha de compactos premium para substituir de uma vez no Brasil a linha Fox e o velho Polo, com variações hatch, sedã e até um crossover (anti-EcoSport). Vale lembrar que o Fox hoje só é vendido no Brasil e adjascências. E o Polo novo é visto como muito caro para nosso mercado. O sonho dourado da VW é que o sucessor do Fox seja uma família de carros voltados para todos os mercados emergentes. Outra possibilidade é que o Polo sirva para disfarçar o desenvolvimento da futura geração do Gol e do Voyage, já sobre a nova (e elástica) plataforma global MQB.

Reprodução
Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté informa cronograma de lançamentos da VW

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