Punto 2013 mantém estilo criado por Giugiaro

Designer italiano foi o "escultor" do hatch compacto lançado em 2007

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Hoje e ontem: Punto 2013 (azul) recebeu apenas pequenos retoques em relação ao hatch lançado em 2007
Punto Evo (Acima) estreou em 2009 na Europa
Cinco anos se passaram desde o lançamento em agosto de 2007. Mas apesar meia década parecer muito, a Fiat provavelmente acertou no momento. O novo Punto 2013 acaba de chegar às lojas brasileiras com design renovado, à moda aplicada pelo Centro de Estilo da montadora na Itália. Essa mudança – que estreou no Punto Evo europeu, em meados de 2009 – surge imediatamente após a estreia do Chevrolet Sonic, e dias antes do lançamento da nova geração do Citroën C3, seu rival direto, confirmado para mudar em agosto. Contudo, na prática, o novo Punto mantém os traços de Giorgeto Giugiaro.
 
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Embora a afirmativa possa soar mal, já que o novo preserva as formas do velho, a verdade é que os traços de Giugiaro foram apenas modernizados. O Punto 2013 perdeu a plaquinha com a assinatura do criador, mas sua arte sobrepõe os traços da reestilização feita pelos designers da montadora. Os faróis pontiagudos, por exemplo, seguem inalterados, com o estilo retrô inspirado nos esportivos italianos dos anos 60 – em especial os modelos da Maserati. As laterais estão praticamente idênticas, e a traseira ganhou lanternas com novas seções de luz, novo para-choques e um vinco na tampa.

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Painel foi uma das partes mais modificadas na reestilização; peça têm novas molduras e materiais mais chiques
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Painel da primeira fornada do Punto era estiloso, mas sua simplicidade exigia uma modernização
À espera de um sucessor
Nesse período de Brasil, o Punto teve apenas uma atualização em meados de 2010, que introduziu a linha 2011. Na época, cogitava-se alguma mudança no desenho, já influenciada pelo Punto Evo. Mas a Fiat brasileira apenas instalou os (na época) novos motores 1.6 16V e 1.8 16V flex, da família E.torQ – aposentando o velho bloco 1.8 flex fornecido pela General Motors. O câmbio Dualogic também foi integrado à gama do hatch compacto na ocasião. Enquanto isso, na Europa, o Grand Punto (como é chamado por lá) usava os motores das modernas famílias Multijet (diesel) e Multiar (gasolina).

Embora seja um carro relativamente moderno, o Fiat (Grand) Punto nasceu em 2005 sobre a plataforma do Opel Corsa europeu de terceira geração – mesma do Chevrolet Corsa brasileiro. Essa estrutura surgiu de uma parceria entre a fábrica italiana e a GM. Ou seja, lá no Velho Mundo, o Punto é veterano diante da nova safra de compactos que está à caminho – Peugeot 208, novo Renault Clio, Opel Adam, entre outros. Já por aqui, o hatch da Fiat vai muito bem. Com 15.726 unidades vendidas no primeiro semestre, é o líder entre os compactos "premium" e tem tudo para manter o bom ritmo de vendas, salvo pelo novo C3, que promete incomodar.

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