Designer italiano foi o "escultor" do hatch compacto lançado em 2007
Hoje e ontem: Punto 2013 (azul) recebeu apenas pequenos retoques em relação ao hatch lançado em 2007
Punto Evo (Acima) estreou em 2009 na Europa
Painel foi uma das partes mais modificadas na reestilização; peça têm novas molduras e materiais mais chiques
Nesse período de Brasil, o Punto teve apenas uma atualização em meados de 2010, que introduziu a linha 2011. Na época, cogitava-se alguma mudança no desenho, já influenciada pelo Punto Evo. Mas a Fiat brasileira apenas instalou os (na época) novos motores 1.6 16V e 1.8 16V flex, da família E.torQ – aposentando o velho bloco 1.8 flex fornecido pela General Motors. O câmbio Dualogic também foi integrado à gama do hatch compacto na ocasião. Enquanto isso, na Europa, o Grand Punto (como é chamado por lá) usava os motores das modernas famílias Multijet (diesel) e Multiar (gasolina).
Embora seja um carro relativamente moderno, o Fiat (Grand) Punto nasceu em 2005 sobre a plataforma do Opel Corsa europeu de terceira geração – mesma do Chevrolet Corsa brasileiro. Essa estrutura surgiu de uma parceria entre a fábrica italiana e a GM. Ou seja, lá no Velho Mundo, o Punto é veterano diante da nova safra de compactos que está à caminho – Peugeot 208, novo Renault Clio, Opel Adam, entre outros. Já por aqui, o hatch da Fiat vai muito bem. Com 15.726 unidades vendidas no primeiro semestre, é o líder entre os compactos "premium" e tem tudo para manter o bom ritmo de vendas, salvo pelo novo C3, que promete incomodar.
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