Uma nova opção para o fora-de-estrada, derivada da NXR 150 Bros
A Honda decidiu criar uma opção mais baixa e maneável para aqueles que se iniciam no mundo das trilhas, incluindo aí as mulheres, cada vez mais presentes tanto nas ruas como no fora de estrada. Voltada para uso exclusivo na terra - ela não pode ser emplacada -, a nova CRF 150F segue o mesmo estilo de sua irmã maior, a CRF 230F, com o apelo visual da linha cross de competição: estreita, leve, banco que se estende até o tanque para ajudar na pilotagem off-road.
As rodas menores - 19 polegadas na dianteira e 16 na traseira - auxiliam a pilotagem no fora de estrada, principalmente para os mais baixinhos, que encontram dificuldade em apoiar os pés no chão em motos mais altas.A utilização de rodas menores permitiu ainda que se mantivesse um bom curso nas suspensões - a moto utiliza 231 mm na dianteira e 226 na traseira, além de oferecer boa distância minima do solo: 257 mm. O conjunto de suspensões, diga-se de passagem, dá conta do recado mesmo quando exigido em pequenos saltos.
O motor, alimentado por carburador com diâmetro de venturi de 22,26 mm, é derivado da NX-R 150 Bros, rende 14 cv a 8500 e tem 1,33 mkgf de torque máximo. Se o desempenho não chega a ser arrebatador, é bastante honesto. O câmbio de cinco velocidades é o mesmo que equipa a Bros, mas o pacote é mais leve - ela pesa 101 kg - e a relação final com coroa de 47 dentes garante bom fôlego nas saídas de curva. Garantia de muita diversão.
Os pneus off-road, de medidas 70/100-19 na dianteira e 90/100-16 na traseira, adequam-se bem ao uso em distintos tipos de piso. O chassi é um berço semiduplo. O freio dianteiro é a disco, com 240 mm de diâmetro, e o traseiro é a tambor,com110mm.Pedaleiras largas, manetes bem posicionados e protetor de cárter instigam manobras mais agressivas, mesmo em terrenos pedregosos.
A CRF 150F está disponível exclusivamente na cor vermelha e custa 2 000 reais a menos que sua irmã maior e mais famosa, a CRF 230F.
VEREDICTO
Um bom modelo de entrada tanto no custo quanto no tamanho para o mundo do fora de estrada.
Motor de Titan e chapa protetora sob chassi (esq.) | Esguia e ágil, própria para o uso off-road (dir.)
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