GM para produção de Corsa e Meriva

Modelos eram feitos na fábrica de São José dos Campos (SP), que está na berlinda

General MotorsCom saída do Corsa da linha após Meriva e Zafira, apenas Classic continua sendo feito em São José dos Campos
A General Motors confirmou hoje que a fábrica de São José dos Campos (SP) parou de produzir Zafira, Meriva e Corsa. O hatch foi o último modelo a deixar a linha de montagem. A derradeira unidade foi feita ontem. Dia 12 de julho foi o encerramento da produção da Zafira e na semana passada o da Meriva.
Agora, só o Classic continua em produção no setor de Montagem de Veículos Automotores (MVA), de José do Campos. Uma outra linha, no mesmo complexo, dá origem à S10 e já se prepara para a montagem de outro modelo, a nova Blazer, que será exibida ao público no Salão de São Paulo e estará à venda até o fim do ano.



Proposta para fugir da crise
Ontem, houve um encontro entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Em nota, a entidade que representa os funcionários diz ter ficado "clara a intenção da empresa em fechar o MVA, onde hoje trabalham 1.500 pessoas". Para evitar dispensas, o sindicato propõe a produção integral do Classic na planta local (hoje ele é feito também em São Caetano do Sul, SP, e em Rosário, na Argentina), a nacionalização do Sonic (importado da Coreia do Sul) e o retorno da produção de caminhões. Mas o diretor institucional da GM, Luiz Moan, já negou a possibilidade.
   Divulgação
Corsa não é mais produzido em São José dos Campos
A assessoria de imprensa da GM disse à Autoesporte que não é economicamente viável manter apenas um carro em produção no MVA. Mas que, também, não há projeto de fazer um novo veículo lá. Questionada, então, sobre o fechamento dessa linha, a assessoria negou a possibilidade no momento.
A montadora se comprometeu a não demitir nenhum funcionário até 4 de agosto, quando uma nova reunião será realizada com o sindicato. Mas já deixou claro que há "excesso de funcionários" na produção.
Porque mudou
O fim da produção dos três carros de passeio da GM já era anunciado. No caso de Zafira e Meriva, a interrupção foi feita após o lançamento da Spin, minivan com versões de cinco e sete passageiros que substitui ao mesmo tempo os dois modelos. O veículo é produzido em São Caetano do Sul (SP).
Já o Corsa dará lugar ao Ônix, que estreia no Salão do Automóvel e começa a ser vendido em outubro. Ele será feito em Gravataí (RS), sobre a mesma plataforma de Cobalt, Spin e Sonic, e virá ocupar a faixa de preço acima do Celta. Terá motores 1.0 (77/ 78 cv) e 1.4 (99/ 105 cv) Econo.Flex.

0 comentários:

Postar um comentário