Futuro do Latin NCAP será decidido até setembro

Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina busca novas propostas

Editora Globo
Em 2010, em parceria com Proteste Associação de Consumidores, foi lançado o Latin NCAP, programa cujo objetivo é testar a segurança de carros novos vendidos na América Latina e no Caribe. Os modelos são submetidos a testes de colisão e recebem uma cotação em estrelas. O projeto piloto duraria três anos – até 2013 –, quando sua existência e eficiência seriam postas em discussão. Por isso, uma consulta pública estará disponível até 28 de setembro no site da instituição.


Os organizadores do Latin NCAP buscam, com esse questionário, captar propostas para a continuidade do projeto e avaliar o que precisa ser modificado. “Esperamos que haja participação do governo, dos consumidores e dos fabricantes”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste institucional. Nos dias 13 e 14 de novembro, em Buenos Aires, ocorrerá um debate sobre os planos futuros do programa de segurança. No início de 2013, todos saberão quais as estratégias do órgão dali em diante.

Importância


A Latin NCAP já realizou duas baterias de crash tests com modelos da América Latina. Em novembro, um encontro na Argentina também servirá para o lançamento dos resultados da terceira prova. O Proteste defende que a existência de uma organização que fiscalize a segurança de carros no continente é vital: os fabricantes preocupam-se com os resultados divulgados sobre suas marcas. Quem ganha com isso é o consumidor, que poderá contar com equipamentos mais confiáveis e avançados.

Já existem programas semelhantes na América do Norte, na Ásia, na Europa e na Austrália. Nesses locais, a atualização nos sistemas de segurança dos automóveis é constante. “Aqui no Brasil, sentimos falta da participação do governo no projeto”, declara Dolci. Uma das expectativas, de acordo com a coordenadora, é que, a partir da consulta pública, as autoridades instituam o piloto como um programa oficial do Estado.

Nos resultados dos dois testes realizados pela Latin NCAP, os modelos mais populares vendidos na América Latina e no Caribe equiparam-se à confiabilidade de carros europeus de 20 anos atrás. Alguns, que recebem apenas uma estrela na avaliação, não chegam a ter nem airbags.

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