Aos 12 anos, hatch subcompacto da linha Chevrolet chega à respeitável marca de 1,5 milhão de unidades
Desde o lançamento, o "Celtinha" (como é chamado por muitos brasileiros) tinha um papel bem definido: brigar com Fiat Uno, com as versões básicas de Fiat Palio e Volkswagen Gol e, claro, desafiar o arquirrival Ford Ka. Por essa razão, o modelo foi desenvolvido para ser um popular de baixo custo, a começar pela plataforma adaptada do velho Corsa – que estava perto de ganhar nova geração. Quando estreou, o Celta tinha só carroceria de duas portas e usava motor 1.0 litro a gasolina de 60 cv de potência.
Traseira do Celta mantém linhas quase originais; motor 1.0 VHTE flex do modelo atual gera 78 cv
Versão sedã do Celta, Prisma estreou em 2006
Para deixar o Celta com a mesma linguagem visual do restante da linha, a montadora trocou para-choques, grade frontal e a gravata dourada – o escudo ficou limpo (sem o anel em volta) e maior. O interior também foi renovado, apesar de ainda manter praticamente as formas originais. A principal novidade foi o novo quadro de instrumentos, bem mais moderno que o primeiro (básicão, como mostram as imagens). O Celta é tão importante hoje para os negócios da GM no Brasil que o modelo ainda deve seguir em linha pelo menos até 2014. E o sucessor, desde já, tem dura missão pela frente.
Painel do Celta ganhou volante e quadro de instrumentos novos em 2011, mas mateve formas quase originais
Feito sobre a plataforma do Corsa de 1994, o "Celtinha" nasceu em 2000, com mira apontada para Uno, Gol e Ka
Até hoje a traseira segue parecida com do modelo de 2000; em 2003, Celta ganhou motor 1.0 VHT de 70 cv
Feito para ter custo acessível, Celta sempre foi espartano por dentro, coberto 100% com plásticos rígidos
Instrumentos do primeiro Celta eram simples, sem conta-giros e com marcador de combustível digital
Com o lançamento da nova geração do Corsa, em 2002, o Celta enfim ganha carroceria com quatro portas
Quadro de instrumentos foi remodelado na estreia da carroceria de quatro portas, em 2002
Com dimensões subcompactas, modelo nunca foi muito generoso com os passageiros do banco traseiro
0 comentários:
Postar um comentário