Apesar da tendência, a BMW prefere apostar nos entusiastas que não abrem mão de comandar as trocas de marchas de seus carrões. Assim, à exemplo do que fez a Porsche, a montadora alemã trabalha no desenvolvimento de um novo câmbio manual que poderia ter sete, oito ou até nove marchas. A ideia é seguir o mesmo princípio da compatriota, em que as seis primeiras marchas são "normais" e as outras alongadas, para proporcionar maior economia de combustível.
A nova tecnologia incluiria um mecanismo de troca de marcha que só aceitaria engates determinados dentro de um intervalo pré-determinado - para evitar erros que prejudicassem o motor. Assim, um campo magnético ou tensão elétrica seria aplicado ao fluido da transmissão alterando sua viscosidade impedindo ou permitindo o engate de determinadas marchas - de acordo com o giro do motor e o modo de condução.
O projeto ainda prevê outra aplicação para a tecnologia, chamada "Shift by wire" - que suprimiria o uso do pedal da embreagem, mas manteria a alavanca de câmbio tradicional, possivelmente, com até nove posições.
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