IPI: Effa para de montar carros da Lifan no Uruguai

A alta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados fez sua primeira vítima. De acordo com os parceiros do Autoblog Argentina (via Autoblog Uruguai), a Effa Motors anunciou a paralisação temporária da linha de montagem da fábrica uruguaia de San Jose. Lá eram montados – em esquema de CKD – os Lifan 320 hatch (sósia do Mini Cooper) e o sedã 620. Toda a produção era destinada ao Brasil.

Embora a medida do governo brasileiro ainda esteja enfrentando resistência na justiça (leia aqui), a montadora chinesa é a primeira a comunicar de forma oficial a interrupção das atividades. A mudança no IPI, anunciada há duas semanas (leia aqui), elevou em 30 pontos percentuais a alíquota para os carros importados, que variava de 7% a 25% – a medida exige que 65% dos componentes dos veículos sejam nacionais para que não haja aumento.

No caso, mesmo montando os modelos dentro da região do Mercosul, a Effa Motors não será isenta do aumento porque todas as peças dos dois Lifan são trazidas da China. Na prática, os carros já vêm prontos e são apenas montados. Atualmente, a fábrica de San Jose emprega aproximadamente 400 funcionários. Segundo o Autoblog Urugai, a medida também afetou as fábricas da Nordex (Kia-Renault Trucks) e Chery-SOCMA.

0 comentários:

Postar um comentário