Com maestria, o inglês Jenson Button da McLaren soube administrar o difícil Grande Prêmio do Japão e faturou a vitória em Suzuka, fazendo a parte que lhe cabia na disputa pelo título mundial.
Mesmo assim, seus esforços não foram suficientes pois o alemão Sebastian Vettel precisava de apenas um ponto para conquistar o campeonato e, chegando tranquilamente em terceiro, se tornou o mais jovem bicampeão da história. Entre eles ficou o espanhol Fernando Alonso, o segundo.
A prova foi marcada pelo alto desgaste dos pneus macios e garantiu a vitória quem soube economizá-los na hora certa. A Red Bull sofreu um pouco com isso no carro de Vettel, mas Button teve um melhor desempenho na administração do desgaste e pôde assumir a liderança na última parada. Button e Alonso, que foram os dois primeiros, permaneceram mais tempo na pista principalmente no momento de trocar pneus macios por médios.
Vettel foi líder até a segunda parada e mesmo quando caiu para terceiro tentou ultrapassar o espanhol Fernando Alonso. Dada as dificuldades ele apenas administrou o terceiro posto para atingir 324 pontos no mundial contra apenas 210 de Button faltando quatro provas. Ao final da prova o tradicional gesto do alemão com o dedo levantado foi feito com as duas mãos, em alusão ao segundo título conquistado por ele com amplo domínio.
Entre os brasileiros, Felipe Massa teve um desempenho abaixo da média mais uma vez e foi apenas o sétimo colocado. Senna foi o décimo-sexto após perder muitas posições na primeira volta e Barrichello foi o décimo-sétimo.
A corrida
A largada foi dura, com Button partindo com força para cima de Vettel, que defendeu de forma muito forte, espremendo o inglês contra a lateral da pista. Button teve de reduzir bem a velocidade e acabou perdendo o segundo posto para Hamilton. Massa, Alonso e Webber mantiveram posição. Bruno Senna caui para décimo-terceiro na largada e Barrichello para décimo-sétimo. O ídolo local Kamui Kobayashi também perdeu cinco posições e foi para décimo-segundo. Os comissários chegaram a investigar o incidente, mas não houve punição.
Vettel se manteve na liderança com Hamilton em segundo, Button em terceiro e fechando os dez primeiros apareciam Massa, Alonso, Webber, Schumacher, Di Resta, Sutil e Petrov. Logo na abertura da sexta volta o espanhol Fernando Alonso usou o DRS [asa móvel] e ultrapassou Felipe Massa tranquilamente. Barrichello fez o mesmo com Maldonado e assumiu a posição 16.
Duas voltas depois os problemas de pneu começavam a aparecer. Hamilton teve seu pneu furado e perdeu posição para o companheiro Jenson Button. Ele logo foi para os boxes. Na volta seguinte foi a vez de Vettel abrir os trabalhos com Webber, Button e Alonso na seguinte. Os pneus macios duravam muito pouco. Buemi também fez sua parada e logo se transformou no único abandono da corrida, perdendo o pneu dianteiro direito. Vettel voltou em primeiro mas sem conseguir nunca abrir mais de 3 segundos de Button, com Alonso no mesmo ritmo. Mais atrás Hamilton, Massa e Webber se aproximavam.
Se passaram apenas 10 voltas para que Vettel fizesse sua segunda parada nos boxes. Dada a diferença entre ele e Webber os dois conseguiram parar juntos nos boxes, sem que um intereferisse no trabalho do outro. Webber com isso garantiria mais à frente as posições de Hamilton e Massa. Na volta seguinte foi a vez de Button e Alonso pararem, sendo que o inglês voltou à frente do bicampeão do mundo.
Antes da segunda parada, o inglês Lewis Hamilton criou mais um capítulo de sua disputa pessoal com Massa. O brasileiro colocou o carro por fora na chicane que precede a reta mas o inglês forçou muito para cima dele, sendo que os dois se tocaram e o brasileiro perdeu um pequeno pedaço da asa dianteira. Hamilton foi direto para os boxes e Massa na volta seguinte. Os comissários também analisaram essa manobra mas não puniram ninguém.
Os detritos deixados na pista pelo toque provocaram a entrada do Safety Car na volta 24. Vário pilotos foram para os boxes, menos os líderes, e os trabalhos demoraram 3 voltas. A corrida foi reiniciada na volta 28 em uma largada tranquila onde Button manteve tranquilamente a liderança com Vettel em segundo e depois Alonso, Webber, Massa, Hamilton, Schumacher, Petrov Perez e Paul di Resta. Barrichello era o décimo-terceiro e Senna apenas o décimo-sétimo, sendo que logo perdeu posição para Kovalainen e Trulli.
Na trigésima quarta volta Vettel foi para os boxes como primeiro piloto a calçar pneus médios, mas na pista voltou atrás de Rosberg e de alguns pilotos que demoraram para parar e isso lhe tomou tempo. Webber e Hamilton também fizeram a parada na volta seguinte. Só na volta 36 Button parou junto com Massa e por segurar o carro na pista até a volta 37, Alonso conseguiu a segunda posição do alemão.
A Ferrari passou a sofrer com os pneus duros, o aquecimento demorou um pouco e com isso Massa logo perdeu posição na pista para Hamilton e Vettel pôde forçar muito o carro para cima do espanhol Fernando Alonso. Frequentemente oVettel era visto acionando o DRS no fim da reta para tentar passar o espanhol, sem sucesso. Nesse momento Schumacher era o líder por retardar a parada nos boxes e Perez fazia a melhor volta da corrida, com 1'36"569. Schumacher parou apenas na volta 42 e voltou em sexto, à frente de Felipe.
No giro 45 Vettel já atacava Alonso com menos força, ciente que já tinha o título mundial garantido. Senna passou Barrichello e Maldonado e Alonso começou a diminuir demais a diferença para o líder Button. A diferença entre eles na volta 48 era de 2,1, sendo que nos giros seguintes ele chegou a diminuir para 1, 6 e depois, 1 segundo cravado. Button mostrou que estava apenas administrando e conseguiu novamente abrir caminho para garantir mais uma vitória no campeonato, sempre poupando equipamento e mostrando a força da McLaren no Japão, que já se mostrava desde os treinos de sexta-feira.
Com a vitória, a comemoração que mais chamava atenção era mesmo do bicampeão Sebastian Vettel, que foi muito aplaudido pela torcida. Resta agora a briga pelo vice-campeonato, que já começa na próxima etapa do mundial, o Grande Prêmio da Coreia do Sul, no próximo final de semana. Jenson Button tem 210 pontos contra 202 do espanhol Fernando Alonso, 194 do australiano Mark Webber e 178 de Lewis Hamilton. Com apenas 90 pontos, Felipe Massa está fora dessa briga.
Mesmo assim, seus esforços não foram suficientes pois o alemão Sebastian Vettel precisava de apenas um ponto para conquistar o campeonato e, chegando tranquilamente em terceiro, se tornou o mais jovem bicampeão da história. Entre eles ficou o espanhol Fernando Alonso, o segundo.
A prova foi marcada pelo alto desgaste dos pneus macios e garantiu a vitória quem soube economizá-los na hora certa. A Red Bull sofreu um pouco com isso no carro de Vettel, mas Button teve um melhor desempenho na administração do desgaste e pôde assumir a liderança na última parada. Button e Alonso, que foram os dois primeiros, permaneceram mais tempo na pista principalmente no momento de trocar pneus macios por médios.
Vettel foi líder até a segunda parada e mesmo quando caiu para terceiro tentou ultrapassar o espanhol Fernando Alonso. Dada as dificuldades ele apenas administrou o terceiro posto para atingir 324 pontos no mundial contra apenas 210 de Button faltando quatro provas. Ao final da prova o tradicional gesto do alemão com o dedo levantado foi feito com as duas mãos, em alusão ao segundo título conquistado por ele com amplo domínio.
Entre os brasileiros, Felipe Massa teve um desempenho abaixo da média mais uma vez e foi apenas o sétimo colocado. Senna foi o décimo-sexto após perder muitas posições na primeira volta e Barrichello foi o décimo-sétimo.
A corrida
A largada foi dura, com Button partindo com força para cima de Vettel, que defendeu de forma muito forte, espremendo o inglês contra a lateral da pista. Button teve de reduzir bem a velocidade e acabou perdendo o segundo posto para Hamilton. Massa, Alonso e Webber mantiveram posição. Bruno Senna caui para décimo-terceiro na largada e Barrichello para décimo-sétimo. O ídolo local Kamui Kobayashi também perdeu cinco posições e foi para décimo-segundo. Os comissários chegaram a investigar o incidente, mas não houve punição.
Vettel se manteve na liderança com Hamilton em segundo, Button em terceiro e fechando os dez primeiros apareciam Massa, Alonso, Webber, Schumacher, Di Resta, Sutil e Petrov. Logo na abertura da sexta volta o espanhol Fernando Alonso usou o DRS [asa móvel] e ultrapassou Felipe Massa tranquilamente. Barrichello fez o mesmo com Maldonado e assumiu a posição 16.
Duas voltas depois os problemas de pneu começavam a aparecer. Hamilton teve seu pneu furado e perdeu posição para o companheiro Jenson Button. Ele logo foi para os boxes. Na volta seguinte foi a vez de Vettel abrir os trabalhos com Webber, Button e Alonso na seguinte. Os pneus macios duravam muito pouco. Buemi também fez sua parada e logo se transformou no único abandono da corrida, perdendo o pneu dianteiro direito. Vettel voltou em primeiro mas sem conseguir nunca abrir mais de 3 segundos de Button, com Alonso no mesmo ritmo. Mais atrás Hamilton, Massa e Webber se aproximavam.
Se passaram apenas 10 voltas para que Vettel fizesse sua segunda parada nos boxes. Dada a diferença entre ele e Webber os dois conseguiram parar juntos nos boxes, sem que um intereferisse no trabalho do outro. Webber com isso garantiria mais à frente as posições de Hamilton e Massa. Na volta seguinte foi a vez de Button e Alonso pararem, sendo que o inglês voltou à frente do bicampeão do mundo.
Antes da segunda parada, o inglês Lewis Hamilton criou mais um capítulo de sua disputa pessoal com Massa. O brasileiro colocou o carro por fora na chicane que precede a reta mas o inglês forçou muito para cima dele, sendo que os dois se tocaram e o brasileiro perdeu um pequeno pedaço da asa dianteira. Hamilton foi direto para os boxes e Massa na volta seguinte. Os comissários também analisaram essa manobra mas não puniram ninguém.
Os detritos deixados na pista pelo toque provocaram a entrada do Safety Car na volta 24. Vário pilotos foram para os boxes, menos os líderes, e os trabalhos demoraram 3 voltas. A corrida foi reiniciada na volta 28 em uma largada tranquila onde Button manteve tranquilamente a liderança com Vettel em segundo e depois Alonso, Webber, Massa, Hamilton, Schumacher, Petrov Perez e Paul di Resta. Barrichello era o décimo-terceiro e Senna apenas o décimo-sétimo, sendo que logo perdeu posição para Kovalainen e Trulli.
Na trigésima quarta volta Vettel foi para os boxes como primeiro piloto a calçar pneus médios, mas na pista voltou atrás de Rosberg e de alguns pilotos que demoraram para parar e isso lhe tomou tempo. Webber e Hamilton também fizeram a parada na volta seguinte. Só na volta 36 Button parou junto com Massa e por segurar o carro na pista até a volta 37, Alonso conseguiu a segunda posição do alemão.
A Ferrari passou a sofrer com os pneus duros, o aquecimento demorou um pouco e com isso Massa logo perdeu posição na pista para Hamilton e Vettel pôde forçar muito o carro para cima do espanhol Fernando Alonso. Frequentemente oVettel era visto acionando o DRS no fim da reta para tentar passar o espanhol, sem sucesso. Nesse momento Schumacher era o líder por retardar a parada nos boxes e Perez fazia a melhor volta da corrida, com 1'36"569. Schumacher parou apenas na volta 42 e voltou em sexto, à frente de Felipe.
No giro 45 Vettel já atacava Alonso com menos força, ciente que já tinha o título mundial garantido. Senna passou Barrichello e Maldonado e Alonso começou a diminuir demais a diferença para o líder Button. A diferença entre eles na volta 48 era de 2,1, sendo que nos giros seguintes ele chegou a diminuir para 1, 6 e depois, 1 segundo cravado. Button mostrou que estava apenas administrando e conseguiu novamente abrir caminho para garantir mais uma vitória no campeonato, sempre poupando equipamento e mostrando a força da McLaren no Japão, que já se mostrava desde os treinos de sexta-feira.
Com a vitória, a comemoração que mais chamava atenção era mesmo do bicampeão Sebastian Vettel, que foi muito aplaudido pela torcida. Resta agora a briga pelo vice-campeonato, que já começa na próxima etapa do mundial, o Grande Prêmio da Coreia do Sul, no próximo final de semana. Jenson Button tem 210 pontos contra 202 do espanhol Fernando Alonso, 194 do australiano Mark Webber e 178 de Lewis Hamilton. Com apenas 90 pontos, Felipe Massa está fora dessa briga.
Com maestria, o inglês Jenson Button da McLaren soube administrar o difícil Grande Prêmio do Japão e faturou a vitória em Suzuka, fazendo a parte que lhe cabia na disputa pelo título mundial.
Mesmo assim, seus esforços não foram suficientes pois o alemão Sebastian Vettel precisava de apenas um ponto para conquistar o campeonato e, chegando tranquilamente em terceiro, se tornou o mais jovem bicampeão da história. Entre eles ficou o espanhol Fernando Alonso, o segundo.
Mesmo assim, seus esforços não foram suficientes pois o alemão Sebastian Vettel precisava de apenas um ponto para conquistar o campeonato e, chegando tranquilamente em terceiro, se tornou o mais jovem bicampeão da história. Entre eles ficou o espanhol Fernando Alonso, o segundo.
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