O Agile é um daqueles carros que dividem opiniões. Ou as pessoas amam ou simplesmente odeiam, não tem meio-termo. E, com o sucesso de vendas do hatch Onix, a GM encontrou um grande problema na hora de pensar na reestilização do modelo. Então, para a linha 2014 do Agile, a marca decidiu ir além das modificações visuais e reposicioná-lo no mercado.
Foi-se embora a versão de entrada LT, e em seu lugar entrou uma com visual esportivo, batizada de Effect. Ela traz acessórios e detalhes de acabamento exclusivos, pintura apenas em branco ou vermelho, e o teto pintado de preto. A série Agile Effect custará R$ 44.940 (manual) ou R$ 47.440 (automatizado). Na nova estratégia, o Agile de entrada ficou mais caro - passa a ser o LTZ manual, por R$ 42.990. A versão com câmbio automatizado Easytronic parte de R$ 45.990.
Mas o visual também não pôde ser ignorado. A versão 2014 do hatch foi especialmente trabalhada pelo Departamento de Design da Chevrolet, que lançou mão de vários artifícios para amenizar, e até mesmo disfarçar, alguns pontos polêmicos do estilo da primeira versão.
O foco principal das alterações se concentrou na parte dianteira. Para começar, os faróis perderam o refletor redondo e adotaram um conjunto com superfície mais complexa, de dupla parábola. Além disso, eles ganharam uma linha escura que percorre toda a parte superior da peça para passar a impressão de que são menores. As entradas de ar também foram redesenhadas, com a grade bipartida do capô menor e de cantos mais suaves, com uma grande “boca” na parte inferior do para-choque. Outra sacada dos designers foi criar uma linha sobre a entrada de ar inferior, ligando os dois faróis auxiliares, que ficaram mais recuados e parecem ter crescido. As mudanças trouxeram mais equilíbrio entre os vários elementos no “rostinho” do Agile.
Na traseira, as mudanças se concentram no para-choque, que traz refletores verticais nas extremidades e uma faixa na parte central. As lanternas, que receberam uma grande faixa cromada, se encarregam de completar esse rearranjo de proporções e volumes na parte posterior do veículo. Para completar o pacote, um novo conjunto de rodas aro 16 polegadas passa a ser de série, preenchendo melhor o vão das grandes caixas das rodas.
No interior, a principal mudança é o volante multifuncional que incorpora os comandos do piloto automático, Bluetooth e rádio. Na parte mecânica, poucas alterações. Entre elas, o reescalonamento do câmbio na versão automatizada e a adição de paddle shifts, que permitem a troca de marchas por meio de seletores no volante. A transmissão manual recebeu novo conjunto de sincronizadores. Outra alteração é a marcha à ré, que agora é sincronizada.
No mercado
Lançado no segundo semestre de 2009, o Agile passou quatro anos sem mudanças. Uma estratégia arriscada no competitivo mercado dos hatches compactos, que oferece hoje ao consumidor 28 modelos diferentes e inúmeras versões. Nessa briga, o Agile que já chegou a responder por 15% das vendas do segmento, mas hoje sofre para se manter com pouco mais de 4%. De quebra, enfrenta concorrência interna de Celta, Onix e Sonic. As mudanças evitam a aposentadoria precoce do modelo, que não terá uma próxima geração. A picape Montana, dele derivada, seguirá o novo estilo em breve.
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