PRESTES A COMEMORAR 50 ANOS DO MUSTANG, FORD RESGATA CONCEITOS INSPIRADOS NO MUSCLE


Ford Allegro II (Foto: Ford)

Confira alguns dos protótipos pensados no clássico cinquentão:


Ícone entre os muscle cars norte-americanos, o lendário Mustang completará 50 anos de vida no próximo ano. Para comemorar, a Ford divulgou uma série de imagens que contam um pouco mais da história do clássico. São fotografias que resgatam alguns dos conceitos construídos que tinham como objetivo antecipar algum elemento estético ou mecânico no carro do cavalo galopante.


Muitos destes projetos nunca chegaram às linhas de produção. "Como o processo de projetar e desenvolver um carro novo exige tempo e dinheiro, ninguém se compromete a investir centenas de milhares de dólares sem antes considerar seriamente uma série de alternativas. Uma visita aos arquivos da Ford mostra alguns desses estudos do Mustang que não aconteceram, para que se tenha uma ideia desse trabalho", explica Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da montadora norte-americana no Brasil.

Confira alguns dos estudos projetados para o Mustang:

Ford Avanti  (Foto: Ford)
 
Estudo Avanti, de 1962
Tido como uma das primeiras apostas sobre como seria um sedã pequeno da Ford, o conceito foi um dos estudos de design que a Ford avaliou para dar carta verde à fabricação do Mustang. Apesar de não escolherem o formato final do cupê, a montadora adotou o testo fastback no Mustang de 1965.

Ford Mustang 1965 (Foto: Ford)

Mustang quatro portas, de 1965
O carro partiu do conceito da plataforma do Falcon, de apenas duas portas. A ideia era fazer um Mustang de quatro portas, característica que poderia atrair mais público. A proposta nunca saiu do papel.

Ford Mach 2 (Foto: Ford)
 
Conceito Mach 2, de 1966
Este é outro protótipo que não deu certo. O veículo transferia o bloco V8 da frente para trás dos bancos. Era uma avaliação de um possível sucessor do Shelby Cobra. Apesar do rearranjo, o conceito manteve as proporções do Mustang, com a frente longa e a traseira curta.

Conceito Allegro II, de 1967
O modelo remete a um dos primeiros estudos de design do carro, de 1962. Baseado no Avanti, o veículo substituiu a área envidraçada por um para-brisa baixo, no estilo speedster, com nova traseira e para-lamas em formato de asa.

0 comentários:

Postar um comentário