Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Toyota Etios, novo Ford EcoSport, nova Ranger... Veja como estão os novatos no mercado
Com Salão do Automóvel, investimento no mercado aquecido no Brasil e
reestilização completa de montadoras, esse ano que termina foi
privilegiado em lançamentos. E boa parte dos recém-chegados foram
responsáveis pelo sucesso da indústria automotiva ao longo do ano. Piradosporcarros faz agora um levantamento dos destaques de 2012 e sua participação no mercado.
O Hyundai HB20 é, provavelmente, o primeiro a vir à cabeça de todos quando o assunto é sucesso de vendas no ano.
O novo hatch da marca coreana sai de R$ 31.995, na versão básica, até 47.995, no 1.6 automático. O carrinho caiu nas graças do público por aliar design bonito, bom acabamento, uma motorização satisfatória e trazer opcionais diferenciados para um carro popular. Até o fechamento da primeira quinzena de dezembro, o HB20 já tinha registrado 17.048 emplacamentos.
O sucesso do carro fez com que o modelo – que iniciou as vendas no começo de outubro – alcançasse o 35º lugar no ranking geral de vendas em 2012, mesmo prejudicado pelas enormes filas de espera que os compradores do compacto têm que enfrentar. A espera média é, atualmente, de 90 dias, dada a grande demanda que a fábrica da Hyundai ainda trabalha para absorver.
Aliás, a capacidade de produção vem sendo decisiva nesse aspecto. O
grande rival dos coreanos, o Chevrolet Onix vem em franca ascensão no
mercado. Com menores filas de espera, melhores condições de pagamento e
até preço um pouco mais baixo que o principal adversário – saindo de R$
29.990 até R$ 41.990 –, o lançamento da GM começou a ser vendido também
em outubro e já tem 13.680 unidades comercializadas, ocupando o 41º
lugar no ranking anual. Apesar de ainda estar atrás do HB20 no acumulado
geral, nessa primeira quinzena de dezembro o Onix já vem à frente, com
6.031 unidades vendidas contra 5.660 do concorrente.
Mas falar de capacidade de produção nesse segmento sem falar do Palio é impossível. O modelo sofreu a maior reestilização de sua história, mas segue vendendo muito. Com várias versões, que vão desde a Attractive 1.0 (R$ 28.640) até Sporting 1.6 (de R$ 38.760 a R$ 41.130), o compacto da Fiat vendeu 177.899 unidades esse ano, ocupando o 3º lugar no ranking de mais vendidos. Vale a ressalva que esse número não é exclusivo do Novo Palio. Como o nome é o mesmo, nas contas da Fenabrave entram também todos os Palio Fire emplacados em 2012. O carro foi mantido na linha de produção por ser fundamental para o volume de vendas da montadora, mesmo com design antigo e opcionais restritos.
Alguns outros lançamentos também se encontram nessa situação. Além do Palio, foram lançados novos Fiat Punto e Siena. Para se manter como a marca de maior participação em vendas no Brasil, os carros da Fiat têm metas altas de venda. No caso, tanto Punto como Siena contribuem bastante para isso. O primeiro marca 39.819 unidades vendidas e 16º lugar na tabela da Fenabrave, enquanto o segundo vendeu 98.183 unidades e ocupa o 7º lugar.
Voltando aos números “reais”, os modelos da Ford também vêm bem. O
EcoSport, por exemplo, também teve filas de espera e muitos problemas
para entregar os novos modelos, mas emplacou cerca de 13 mil unidades
até novembro, segundo informações da montadora. Somado com o modelo
antigo, o utilitário soma 35.117 unidades esse ano.
A Ranger e sua enorme gama de opções (com preços que vão desde R$ 61.900 na versão 2.5 Flex Cabine Simples até R$ 130.900 na 3.2 Diesel Cabine Dupla) conseguiram uma boa parcela de participação na venda de comerciais leves. Foram 14.033 unidades totais, sendo cerca de 5 mil do novo modelo.
Duas gratas surpresas para a GM foram Cobalt e Cruze hatch. O sedã compacto – com versões 1.4 e 1.8 que ficam entre R$ 38.200 e R$ 49.990 – figura em 11º no ranking de 2012 com 63.969 emplacamentos, enquanto o Cruze Sport6, vendeu 12.194 unidades. Considerando que o Cruze está em uma categoria mais elevada, com preços entre R$ 60.980 e R$ 75.465, os números são bons.
Isso porque, comparando com o veículo da linhagem Chevrolet que vem logo abaixo, as vendas do Cruze ficam ainda mais simpáticas. Apesar de ter sido lançado no segundo semestre, o Sonic ainda não implacou. Foram 2.836 unidades da versão hatch e mais 6.061 da sedã. Provavelmente, o fator que impede que o carro deslanche por aqui é o preço. Partindo de R$ 46.700, o Sonic 1.6 LTZ sedã chega à R$ 56.700 na tabela da GM, pouco mais de R$ 4 mil a menos que um Cruze Sport6 1.8.
Ainda em crescimento, também está o Novo Citroën C3. O hatch premium
ocupa uma faixa mais elevada, junto com o Sonic, com preços que vão de
R$ 40.990 a R$ 56.430. Ele foi mais um que sofreu uma revolução no
visual, nesse caso para sair do estereótipo de “carro de mulher”.
Segundo informações da própria montadora francesa, o modelo vendeu 8.937
unidades desde o lançamento.
A decepção da vez ficou mesmo com o Toyota Etios. Feito para ser um popular, que brigaria de frente com HB20 e Onix, o carro vendeu apenas 3.562 unidades em sua versão hatch. Somadas as vendas do sedã foram mais 2.065 emplacamentos, totalizando 5.627 no ano. Os preços não são dos piores, largam de R$ 29.990, mas o pacote de opcionais, acabamento e design parecem não ter agradado tanto quanto o dos concorrentes.
Confira a tabela com todos os modelos:
Chevrolet Cobalt – 63.969 unidades
R$ 38.200 a R$ 44.450 na versão 1.4
R$ 43.690 a R$ 49.990 na versão 1.8
Chevrolet Cruze – 12.194 hatch / 38.482 sedã
Sport6 (hatch) 1.8 – R$ 60.980 a R$ 75.465
LT/LTZ (sedã) 1.8 – R$ 63.110 a R$ 76.236
Chevrolet Onix – 13.680 unidades
R$ 29.990 a R$ 34.990 na versão 1.0
R$ 35.290 a R$ 41.990 na versão 1.4
Chevrolet Sonic – 2.836 hatch / 6.061 sedã
Hatch 1.6 – R$ 46.700 a R$ 54.100
Sedã 1.6 – R$ 52.900 a 56.700
Citroën C3 – 8.937 unidades
R$ 40.990 a R$ 46.180 na versão 1.5
R$ 49.990 a R$ 56.430 na versão 1.6
Fiat Palio – 177.899 unidades*
Palio Attractive 1.0 – R$ 28.640
Palio Attractive 1.4 – R$ 33.330
Palio Essence 1.6 – R$ 36.920 a 39.290
Palio Sporting 1.6 – R$ 38.760 a 41.130
Fiat Punto – 39.819 unidades*
Punto 1.4 Attractive – R$ 38.570
Punto 1.4 T-Jet – R$ 55.740
Punto 1.6 Essence – R$ 41.750 a 44.140
Punto Sporting 1.8 – R$ 46.400 a 48.770
Fiat Siena – 98.183 unidades*
Siena 1.0 Flex – R$ 28.150
Siena 1.4 Flex – R$ 31.270
Grand Siena 1.4 Flex – R$ 36.000
Grand Siena 1.6 Flex – R$ 40.420 a R$ 42.770
Grand Siena Tetrafuel – R$ 44.830
Ford EcoSport – cerca de 13 mil
R$ 53.490 a R$ 67.690 na versão 1.6
R$ 62.490 a 74.590 na versão 2.0
Ford Ranger – cerca de 5 mil
Cabine Simples 2.5 Gasolina – R$ 61.900
Cabine Simples 3.2 Diesel – R$ 97.900
Cabine Dupla 2.5 Flex – R$ 67.600 a R$ 87.500
Cabine Dupla 3.2 Diesel – R$ 106.900 a R$ 130.900
Hyundai HB20 – 17.048 unidades
R$ 31.995 a R$ 37.995 na versão 1.0
R$ 36.995 a R$ 47.995 na versão 1.6
Toyota Etios – 3.562 hatch / 2.065 sedãs
Hatch 1.3 – R$ 29.990 a R$ 38.790
Hatch 1.5 – R$ 42.790
Sedã 1.5 – R$ 36.190 a R$ 44.690
O Hyundai HB20 é, provavelmente, o primeiro a vir à cabeça de todos quando o assunto é sucesso de vendas no ano.
O novo hatch da marca coreana sai de R$ 31.995, na versão básica, até 47.995, no 1.6 automático. O carrinho caiu nas graças do público por aliar design bonito, bom acabamento, uma motorização satisfatória e trazer opcionais diferenciados para um carro popular. Até o fechamento da primeira quinzena de dezembro, o HB20 já tinha registrado 17.048 emplacamentos.
O sucesso do carro fez com que o modelo – que iniciou as vendas no começo de outubro – alcançasse o 35º lugar no ranking geral de vendas em 2012, mesmo prejudicado pelas enormes filas de espera que os compradores do compacto têm que enfrentar. A espera média é, atualmente, de 90 dias, dada a grande demanda que a fábrica da Hyundai ainda trabalha para absorver.
Mas falar de capacidade de produção nesse segmento sem falar do Palio é impossível. O modelo sofreu a maior reestilização de sua história, mas segue vendendo muito. Com várias versões, que vão desde a Attractive 1.0 (R$ 28.640) até Sporting 1.6 (de R$ 38.760 a R$ 41.130), o compacto da Fiat vendeu 177.899 unidades esse ano, ocupando o 3º lugar no ranking de mais vendidos. Vale a ressalva que esse número não é exclusivo do Novo Palio. Como o nome é o mesmo, nas contas da Fenabrave entram também todos os Palio Fire emplacados em 2012. O carro foi mantido na linha de produção por ser fundamental para o volume de vendas da montadora, mesmo com design antigo e opcionais restritos.
Alguns outros lançamentos também se encontram nessa situação. Além do Palio, foram lançados novos Fiat Punto e Siena. Para se manter como a marca de maior participação em vendas no Brasil, os carros da Fiat têm metas altas de venda. No caso, tanto Punto como Siena contribuem bastante para isso. O primeiro marca 39.819 unidades vendidas e 16º lugar na tabela da Fenabrave, enquanto o segundo vendeu 98.183 unidades e ocupa o 7º lugar.
A Ranger e sua enorme gama de opções (com preços que vão desde R$ 61.900 na versão 2.5 Flex Cabine Simples até R$ 130.900 na 3.2 Diesel Cabine Dupla) conseguiram uma boa parcela de participação na venda de comerciais leves. Foram 14.033 unidades totais, sendo cerca de 5 mil do novo modelo.
Duas gratas surpresas para a GM foram Cobalt e Cruze hatch. O sedã compacto – com versões 1.4 e 1.8 que ficam entre R$ 38.200 e R$ 49.990 – figura em 11º no ranking de 2012 com 63.969 emplacamentos, enquanto o Cruze Sport6, vendeu 12.194 unidades. Considerando que o Cruze está em uma categoria mais elevada, com preços entre R$ 60.980 e R$ 75.465, os números são bons.
Isso porque, comparando com o veículo da linhagem Chevrolet que vem logo abaixo, as vendas do Cruze ficam ainda mais simpáticas. Apesar de ter sido lançado no segundo semestre, o Sonic ainda não implacou. Foram 2.836 unidades da versão hatch e mais 6.061 da sedã. Provavelmente, o fator que impede que o carro deslanche por aqui é o preço. Partindo de R$ 46.700, o Sonic 1.6 LTZ sedã chega à R$ 56.700 na tabela da GM, pouco mais de R$ 4 mil a menos que um Cruze Sport6 1.8.
A decepção da vez ficou mesmo com o Toyota Etios. Feito para ser um popular, que brigaria de frente com HB20 e Onix, o carro vendeu apenas 3.562 unidades em sua versão hatch. Somadas as vendas do sedã foram mais 2.065 emplacamentos, totalizando 5.627 no ano. Os preços não são dos piores, largam de R$ 29.990, mas o pacote de opcionais, acabamento e design parecem não ter agradado tanto quanto o dos concorrentes.
Confira a tabela com todos os modelos:
Chevrolet Cobalt – 63.969 unidades
R$ 38.200 a R$ 44.450 na versão 1.4
R$ 43.690 a R$ 49.990 na versão 1.8
Chevrolet Cruze – 12.194 hatch / 38.482 sedã
Sport6 (hatch) 1.8 – R$ 60.980 a R$ 75.465
LT/LTZ (sedã) 1.8 – R$ 63.110 a R$ 76.236
Chevrolet Onix – 13.680 unidades
R$ 29.990 a R$ 34.990 na versão 1.0
R$ 35.290 a R$ 41.990 na versão 1.4
Chevrolet Sonic – 2.836 hatch / 6.061 sedã
Hatch 1.6 – R$ 46.700 a R$ 54.100
Sedã 1.6 – R$ 52.900 a 56.700
Citroën C3 – 8.937 unidades
R$ 40.990 a R$ 46.180 na versão 1.5
R$ 49.990 a R$ 56.430 na versão 1.6
Fiat Palio – 177.899 unidades*
Palio Attractive 1.0 – R$ 28.640
Palio Attractive 1.4 – R$ 33.330
Palio Essence 1.6 – R$ 36.920 a 39.290
Palio Sporting 1.6 – R$ 38.760 a 41.130
Fiat Punto – 39.819 unidades*
Punto 1.4 Attractive – R$ 38.570
Punto 1.4 T-Jet – R$ 55.740
Punto 1.6 Essence – R$ 41.750 a 44.140
Punto Sporting 1.8 – R$ 46.400 a 48.770
Fiat Siena – 98.183 unidades*
Siena 1.0 Flex – R$ 28.150
Siena 1.4 Flex – R$ 31.270
Grand Siena 1.4 Flex – R$ 36.000
Grand Siena 1.6 Flex – R$ 40.420 a R$ 42.770
Grand Siena Tetrafuel – R$ 44.830
Ford EcoSport – cerca de 13 mil
R$ 53.490 a R$ 67.690 na versão 1.6
R$ 62.490 a 74.590 na versão 2.0
Ford Ranger – cerca de 5 mil
Cabine Simples 2.5 Gasolina – R$ 61.900
Cabine Simples 3.2 Diesel – R$ 97.900
Cabine Dupla 2.5 Flex – R$ 67.600 a R$ 87.500
Cabine Dupla 3.2 Diesel – R$ 106.900 a R$ 130.900
Hyundai HB20 – 17.048 unidades
R$ 31.995 a R$ 37.995 na versão 1.0
R$ 36.995 a R$ 47.995 na versão 1.6
Toyota Etios – 3.562 hatch / 2.065 sedãs
Hatch 1.3 – R$ 29.990 a R$ 38.790
Hatch 1.5 – R$ 42.790
Sedã 1.5 – R$ 36.190 a R$ 44.690
0 comentários:
Postar um comentário