Toyota Etios: confira os primeiros detalhes técnicos

Potência e torque dos motores, equipamentos e um porta-malas campeão

   Divulgação
Eitos hatch e sedã já entraram em pré-produção na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo
A Toyota do Brasil deu início nesta quinta-feira (2) ao Etios Connection, evento itinerante que percorrerá o Brasil para promover o pré-lançamento do primeiro compacto da fábrica japonesa no país. E nesta sexta-feira (3), tivemos acesso às primeiras informações técnicas do modelo nacional, já em pré-produção na fábrica de Sorocaba (SP) e com previsão de chegar às lojas brasileiras em setembro. Antes dos dados do veículo vale lembrar: na última quarta-feira (1º), a montadora confirmou preço inicial de R$ 35 mil e máximo de R$ 48 mil.


Sem mais demoras, vamos aos detalhes do Etios nacional:

Motores: O modelo usará dois blocos, um 1.3 litro 16V flex, que servirá ao hatch, e um 1.5 litro 16V flex, que equipará o hatch e o sedã. O bloco menor produzirá 84 cv de potência com gasolina, e 90 cv com etanol. Os torque são de 11,9 kgfm e de 12,8 kgfm aos 3.100 rpm, na mesma ordem. Um pouquinho mais forte, o propulsor 1.5 flex desenvolverá 92 cv (gasolina) e 96,5 cv (etanol), com torques de 13,5 kgfm e 13,8 kgfm aos 3.100 giros, respectivamente.

   Divulgação
Interior do modelo brasileiro terá acabamento superior ao do Etios que conhecemos no Japão
Equipamentos: A Versão básica do Etios hatch será vendida a partir de R$ 35 mil, valor que inclui apenas airbags frontais e freios com ABS. O modelo não terá ar-condicionado, e usará rodas de ferro coberta com calotas. A direção hidráulica também não está confirmada e pode ser opcional.

Acabamento: Uma boa notícia aos brasileiros. Neste primeiro contato em território nacional, ficou a impressão de que a Toyota trabalhou para melhorar o nível de acabamento do modelo que está em pré-produção em Sorocaba. Ou seja, a imagens que tínhamos até agora do modelo acelerado no Japão pode melhorar. Ainda assim, não espere encontrar requinte. O ponto-forte do Etios é o espaço interno, assim como no Chevrolet Cobalt, no Fiat Grand Siena e no Renault Sandero, rivais diretos das versões sedã e hatch.

   Divulgação
Foco do Etios é o espaço interno, que será um dos maiores da categoria; porta-malas do sedã terá 562 litros
Porta-malas: Este promete fazer do Etios um carro pretendido pelas famílias brasileiras. O sedã terá um compartimento capaz de levar 562 litros, o que faz dele o provável novo campeão da categoria no quesito – o número é da Toyota e ainda será aferido em breve. Já o hatch contará com um bagageiro generoso de 263 litros. E o tanque de combustível comportará 45 litros.

Estilo: O Etios pode não ser o compacto mais bonito entre os modelos que brigarão por vendas nos próximos anos. No entanto, a Toyota vai oferecer itens de personalização, a exemplo do que a Nissan faz com o mexicano March e a Fiat, com o Novo Uno. O modelo da fábrica japonesa poderá ter faixas adesivas cobrindo a carroceria, para conferir algum arrojo estético – como na foto ao lado.




   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
  Divulgação
   Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário