Latin NCAP compara 207 brasileiro com europeu

Hatch nacional ganhou duas estrelas e francês levou cinco; resultados são alarmantes

   Divulgação
207 brasileiro só conquistou duas em cinco estrelas no Latin NCAP, mesmo equipado com airbags frontais
Depois de comparar testes de colisão do Nissan Micra europeu com o similar mexicano Nissan March, o Latin NCAP, órgão que realiza os crash-tests de modelos fabricados na América Latina, divulgou um comparativo entre o Peugeot 207 brasileiro e o similar europeu – que está uma geração à frente. E os resultados, mais uma vez, foram alarmantes. Enquanto o 207 nacional obteve uma estrela em cinco e duas estrelas quando equipado com airbags frontais, o 207 francês levou cinco estrelas quando equipado com seis airbags.

"Temos certeza de que os veículos vendidos na América Latina e no Caribe têm 20 anos de defasagem em relação aos equivalentes europeus e norte-americanos", decretou Nani Rodríguez, secretária-executiva do Latin NCAP. "Visualmente, parece não haver diferença entre os modelos, mas quando testados, os resultados são muito diferentes", diz. O Peugeot 207 foi escolhido justamente por ter projetos distintos. Enquanto o hatch francês foi amplamente renovado, o brasileiro copiou o design e manteve a plataforma do 206.

   Divulgação
Compacto francês conseguiu as cinco estrelas máximas do Euro NCAP quando equipado com seis airbags
O "laudo" do Latin NCAP, no entanto, foi além do crash-test e é alarmante. "Encontramos diferenças nos componentes, nos metais empregados e em toda a estrutura dos veículos. Isso significa que quem compra um automóvel na América Latina está claramente menos protegido nas ruas que o consumidor que leva para casa o mesmo modelo na Europa e nos Estados Unidos", informa a secretária-executiva. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Rodríguez disse que um dos principais problemas da falta de segurança é a legislação.

"Na América Latina os equipamentos de segurança tendem a estar associados aos elementos de luxo de um veículo. Os clientes que quiserem ter airbags frontais terão que pagar a mais por uma versão equipada com rodas maiores, ar-condicionado digital e bancos cobertos com couro", exemplificou. "Por essa razão, "os consumidores dos países da região tendem a acreditar que ABS e airbags frontais são itens de luxo", concluiu Nani Rodríguez. Confira abaixo os vídeos dos crash-tests dos Peugeot 207 brasileiro e europeu.

0 comentários:

Postar um comentário