Euro NCAP considera Volvo V40 mais seguro dos novos hatches europeus

Renault Clio, Audi A3, Kia Cee’d e e Ford B-Max também conquistaram cinco estrelas no teste

   Divulgação
Volvo V40 durante teste da Euro NCAP
Seis novos hacthes do mercado europeu passaram recentemente pelo crivo da Euro NCAP, órgão autônomo que avalia o desempenho de veículos no quesito segurança. Nesta quarta-feira (29), a entidade divulgou dados dos testes com o Audi A3, Ford B-Max, Isuzu D-Max, Kia Cee’d, Renault Clio e Volvo V40. A marca sueca manteve sua tradição e foi classificada como mais segura do segmento, alcançando a nota máxima de cinco estrelas. A pontuação só foi possível graças ao novo airbag de pedestres da montadora, oferecido como item de série em todos seus modelos.


   Divulgação
Isuzu D-Max em teste de colisão lateral
Para averiguar a segurança dos automóveis, a Euro NCAP faz cinco testes de colisão. No frontal, o carro atinge 64km/h numa barreira deformável com impacto semelhante ao de um carro real. Nos choques laterais, os veículos são atingidos a 50 km/h ou 29 km/h, no caso do embate com uma estrutura em forma de viga. Há também o exame de proteção aos pedestres, feito a 40 km/h, e o de colisão traseira. Além dos testes de colisão, o órgão avalia o modelo através de dispositivos de limitação da velocidade, tecnologias para relembrar o uso do cinto, mecanismos de estabilidade, entre outros.


   Divulgação
Renault Clio durante teste do Euro NCAP
O Audi A3 também conquistou cinco estrelas e foi o segundo colocado no item de segurança a adultos, com 95% da pontuação. O hatch também ficou com uma boa marca na proteção aos pedestres, com 74%. Em relação ao auxílio de segurança – que testa itens como a tecnologia para relembrar uso do cinto – o modelo empatou com o Kia Cee’d. No quesito proteção às crianças, o A3 ficou em terceiro, sendo ultrapassado pelo Kia Cee’d, em segundo, e pelo Renault Clio, em primeiro. Aliás, o veículo da montadora francesa foi um dos destaques. Na avaliação do Euro NCAP, ele foi classificado como o mais seguro para crianças, além de ter o segundo melhor pacote de auxílio de segurança, perdendo apenas para o Volvo V40. Na proteção aos adultos e e pedestres, o Clio conquistou quinto e quarto lugar, respectivamente.

Ford B-Max, Kia Cee’d e Isuzu D-Max também melhoraram em suas avaliações. O D-Max foi o único dos hacthes desta leva com apenas quatro estrelas. No teste de pedestres ele alcançou 51% da pontuação, sendo que para chegar às cinco estrelas é preciso nota mínima de 60%. O Ford B-Max se destacou pela presença do sistema automático de frenagem AEB, item imprescindível para a marca de cinco estrelas no exame. Por último, o Kia Cee’d chamou atenção como segundo colocado na segurança a crianças. O próximo relatório da Euro NCAP deve ser publicado no dia 28 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário