Renault Clio, Audi A3, Kia Cee’d e e Ford B-Max também conquistaram cinco estrelas no teste
Seis novos hacthes do mercado europeu passaram recentemente pelo crivo da Euro NCAP, órgão autônomo que avalia o desempenho de veículos no quesito segurança. Nesta quarta-feira (29), a entidade divulgou dados dos testes com o Audi A3, Ford B-Max, Isuzu D-Max, Kia Cee’d, Renault Clio e Volvo V40. A marca sueca manteve sua tradição e foi classificada como mais segura do segmento, alcançando a nota máxima de cinco estrelas. A pontuação só foi possível graças ao novo airbag de pedestres da montadora, oferecido como item de série em todos seus modelos.Para averiguar a segurança dos automóveis, a Euro NCAP faz cinco testes de colisão. No frontal, o carro atinge 64km/h numa barreira deformável com impacto semelhante ao de um carro real. Nos choques laterais, os veículos são atingidos a 50 km/h ou 29 km/h, no caso do embate com uma estrutura em forma de viga. Há também o exame de proteção aos pedestres, feito a 40 km/h, e o de colisão traseira. Além dos testes de colisão, o órgão avalia o modelo através de dispositivos de limitação da velocidade, tecnologias para relembrar o uso do cinto, mecanismos de estabilidade, entre outros.
O Audi A3 também conquistou cinco estrelas e foi o segundo colocado no item de segurança a adultos, com 95% da pontuação. O hatch também ficou com uma boa marca na proteção aos pedestres, com 74%. Em relação ao auxílio de segurança – que testa itens como a tecnologia para relembrar uso do cinto – o modelo empatou com o Kia Cee’d. No quesito proteção às crianças, o A3 ficou em terceiro, sendo ultrapassado pelo Kia Cee’d, em segundo, e pelo Renault Clio, em primeiro. Aliás, o veículo da montadora francesa foi um dos destaques. Na avaliação do Euro NCAP, ele foi classificado como o mais seguro para crianças, além de ter o segundo melhor pacote de auxílio de segurança, perdendo apenas para o Volvo V40. Na proteção aos adultos e e pedestres, o Clio conquistou quinto e quarto lugar, respectivamente.
Ford B-Max, Kia Cee’d e Isuzu D-Max também melhoraram em suas avaliações. O D-Max foi o único dos hacthes desta leva com apenas quatro estrelas. No teste de pedestres ele alcançou 51% da pontuação, sendo que para chegar às cinco estrelas é preciso nota mínima de 60%. O Ford B-Max se destacou pela presença do sistema automático de frenagem AEB, item imprescindível para a marca de cinco estrelas no exame. Por último, o Kia Cee’d chamou atenção como segundo colocado na segurança a crianças. O próximo relatório da Euro NCAP deve ser publicado no dia 28 de novembro.
0 comentários:
Postar um comentário