Um mergulho no mundo Audi em Interlagos

Repórter vive dia de cliente da marca alemã, com direito a A1, A6, TTS, A8, Q5, S3 Sportback...

Clientes vão sozinhos ao volante dos modelos; TTS Coupé é a atração mais divertida do Audi Driving Experience
Me vê um A1, um A6 e um TTS

Na entrada do prédio principal do autódromo, três moças aguardavam com sorrisos largos. Pediram-me minha habilitação e, na sequência, fui apresentado ao cardápio do dia: " O senhor prefere A1, A6 e TTS ou A8, Q5 e S3 Sportback? Tem outras possibilidades!", reforçou uma delas. Fiquei hesitante. Afinal, não é o tipo de escolha que meros mortais (como eu) costumam fazer... Escolhi minha sequência e segui para o "briefing".

Um piloto da Audi deu as instruções do passeio no traçado de Interlagos. Seguiríamos sempre um "carro madrinha", sem ultrapassagens e sempre atentos aos cones de sinalização na pista. Cones vermelhos indicavam o momento de frear, os brancos a hora de esterçar as rodas e os azuis, a tangência. A ideia não era levar os modelos ao limite. Ao contrário. Nós poderíamos acelerar, mas o importante era degustar.

Quatro unidades do TTS puxam a numerosa fila de Audis em Interlagos; haviam mais de 20 modelos disponíveis
Felizmente comecei com o mais divertido do trio, o TTS Coupé. O modelo tem entre-eixos curtinho, 1,34 metro de altura e associa a tração integral Quattro com o motor 2.0 turbo (TFSI) a gasolina de 272 cv. Os números de desempenho derrubam qualquer suspeita: 5,2 segundos para ir de zero a 100 km/h e máxima limitada em 250 km/h. Saímos dos boxes, foram duas voltas em cada modelo, mas outras duas no renovado A5 Sportback.

Dentro de cada modelo, rádios transmitiam as instruções dos pilotos da Audi nos carros-madrinha – para extrair o melhor dos carros no circuito. Mesmo com voltas "amarradas", não há como negar: aquilo foi pura diversão! Saí do TTS e saltei para trás do volante luxuoso do A6. Ainda não havia guiado a nova geração do sedã médio-grande, lançada há poucos meses. Que luxo. Foi a volta mais confortável, tecnológica e requintada do dia.

Instrumentos do TTS trazem um convidativo velocímetro com marcação até 300 km/h; cupê tem 272 cv
Dos carros escolhidos, restava o pequeno e descolado A1. Mas conversa daqui, conversa dali, pedi uma troca (cliente tem preferência!) e dei sorte. Em vez do A1, que conheço bem, eu guiaria o Q3 – inédito para mim. Como o jipinho da Audi estava na pista, aproveitei a situação e pulei no banco do TTS para mais duas voltas no saboroso esportivo de R$ 210 mil. Foi meu último trecho em comboio. No Q3 e no A5 Sportback, seria eu e o instrutor ao lado.

Um expresso, por favor

Já estava há quase uma hora na pista, entre voltas e paradas nos boxes, quando avistei cinco unidades do A3 Sportback "de corrida". Os modelos com tomadas de ar até no teto são da Audi Racing School, a escola de pilotagem da montadora alemã. Curioso, fui perguntar sobre os cursos. Dentro do Audi Drive Experience, são oferecidos os módulos "S" e "RS". Ambos duram dois dias e com compatíveis com o público: R$ 5.000 e R$ 8.000, respectivamente.

Carros da Audi Drive School aguardavam a clientela que optar por fazer os cursos de pelotagem do evento
 
Esses valores incluem macacão, capacete, luva, balaclava e sapatilhas. Tudo estilizado com os quatro anéis e fornecidos pela grife esportiva Puma. Falando em grife, após a diversão no traçado de Interlagos, subi para os camarotes para relaxar um pouco. À minha disposição havia um bar com "comes e bebes", lounges com cadeiras, mesas e sofás, um game de corrida de carros da Audi e estandes com produtos diversos da marca.

Fiquei lá um tempão, fiz um lanche, bati papo, dei risadas. Nesse meio tempo, mais grupos de clientes chegavam para o briefing que antecede as voltas no circuito. Fui até as lojinhas, experimentei um monte de óculos na pequena ótica "Audi". Pensei em jogar o game, mas o rapazinho ao lado não saia de lá (crianças!). No fim, pedi um expresso para o choque de realidade. Dez voltas em Interlagos, quatro carros, muito luxo e fim de sonho.



Na entrada dos boxes, estava estacionada uma unidade um R8 Le Mans, versão de corrida do superesportivo

 

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