Punto reestilizado chega a partir de R$ 38.570

Hatch da Fiat ganha mudança visual que segue a versão EVO europeia; confira avaliação

Fiat
Visual é inspirado na versão esportiva europeia, com grade mais agressiva
Quando foi anunciado que o Fiat Punto seria reestilizado (deixando o seu visual próximo do Punto EVO europeu) para a linha 2013, havia a curiosidade de saber como iria ficar o modelo brasileiro. Afinal, o hatch sempre foi reconhecido pelo seu estilo arrojado. E a mudança do modelo italiano não agradou a todos, pelo visual um tanto carregado da dianteira.
A versão brasileira, contudo, apresenta um visual mais equilibrado. As reformas atingiram toda a linha, composta pelas versões “normais” Attractive, Essence e Sporting, que têm motores que variam do 1.4 Fire EVO de 88 cv (etanol), novidade na linha que equipa o Punto Attractive, até o 1.8 16V E.Torq de 132 cv (etanol) do Sporting. Soma-se a elas a versão T-Jet, com apelo visual e desempenho de esportivo.


Fiat
Versão Attractive traz motor 1.4 Fire EVO de 88 cavalos
Os preços variam de R$ 38.570 na versão Attractive 1.4 (que ganhou o motor Evo de 88 cv) e chega até R$ 46.400 na Sporting 1.8 16V – há também a Essence 1.6 16V. O topo de linha T-Jet ficou R$ 2.000 mais barata e agora sai por R$ 55.740 (veja a tabela de preços completa no fim da página). Todas as versões do hatch são equipadas com airbag duplo e freios ABS de série. A versão T-Jet, mais completa, engloba todos os itens de série do Punto Sporting, como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado, mais vidros traseiros elétricos, bancos esportivos, conjunto de mostradores com visual exclusivo, volante de base achatada, rodas aro 17 polegadas e sistema de som com subwoofer.
Essa variedade de versões e preços fazem com que o Punto seja capaz de brigar em uma ampla faixa de preço. Renovado, ele tem a missão de melhorar sua atual 22ª colocação no ranking de vendas de carros no Brasil (dados da Fenabrave).

Fiat
Traseira traz mudanças mais discretas, que aproximam Punto dos demais modelos da Fiat
No visual e além
As mudanças mais aparentes do Punto são vistas nos novos faróis e lanternas iluminadas por leds, e somam-se às leves alterações estéticas na carroceria, como a adoção do “bigode” cromado na dianteira). O resultado ficou bom nas versões normais, mas a Fiat caprichou mais na T-Jet, que oferece características exclusivas.
O esportivo perdeu os apliques de plástico nos arcos de roda que davam ao carro um inexplicável apelo lameiro. O para-choque dianteiro ficou (bem) mais agressivo, com entradas de ar nas extremidades. Tem ainda os para-lamas mais parrudos, o adesivo alusivo à versão na lateral, pinças de freio pintadas em vermelho e para-choque traseiro com luzes de ré na parte inferior.

Versão Sporting traz agressividade com motor 1.8 16V E.Torq de 132 cv
FiatO hatch da Fiat não ganhou novidades apenas no visual. Estreia na linha o câmbio Dualogic Plus, evolução do automatizado já presente na linha e lançado juntamente com o Bravo 2013. Dotado de novas funções como auxílio de partida em ladeiras e um sistema que aborta a troca para uma marcha mais alta em caso de necessidade de retomada de velocidade. Na avaliação do novo câmbio é nítido o avanço em relação ao modelo anterior. As trocas são mais suaves, mas ainda assim perceptíveis. A solução mais eficiente – e cara – seria utilizar a versão de dupla embreagem desse câmbio.

Fiat
T-Jet é o topo de linha esportivo, com  motor 1.4 16V Turbo de 152 cavalos
No T-Jet, a principal novidade é o sistema DNA, que atua diretamente na centralina do motor, altera a relação entre a posição do pedal do acelerador e a abertura das borboletas. A sigla vem das iniciais de Dinâmico, Normal e Autonomia. Em termos práticos, no modo Dinâmico, o acelerador fica mais sensível, o que dota o carro de reações mais rápidas. O Normal seria um meio-termo nesse quesito, enquanto o Autonomia deixa as reações do Punto mais graduais. Esse comportamento pode ser selecionado por meio de uma chave localizada ao lado do câmbio e também altera as informações mostradas no painel. Enquanto o Dinâmico sinaliza a pressão do turbo por meio de barras, o Autonomia mostra um econômetro digital e indica a melhor hora de trocar de marcha.

Fiat
Interior também recebeu retoques no acabamento do painel e nos grafismos, que variam com a versão
A linha também ganhou um interior mais refinado. A ideia é passar a sensação de sofisticação necessária para encarar rivais mais modernos, como o Ford New Fiesta e o recém-chegado Chevrolet Sonic.

Confira a tabela de preços completa:
Fiat Punto Attractive 1.4: R$ 38.570
Fiat Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V: R$ 44.140
Fiat Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Fiat Punto Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 48.770
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740

 

0 comentários:

Postar um comentário