Minivan para até sete pessoas vendeu mais de 100 mil unidades
Derivada do Astra, minivan Zafira teve produção encerrada após 11 anos em linha na fábrica de São José (SP)
Nos primeiros anos, a minivan de sete lugares da GM sofreu com a tradição francesa no nicho. A Renault Scénic era líder absoluta de mercado na época. Um fato curioso: no mesmo mês de abril, quando foi lançada, a Zafira viu sua maior rival, a Citroën Xsara Picasso, estrear no segmento. E a Renault, de olho nas novatas, modernizou a Scénic. A partir de então, os três modelos deram início a uma disputa acirrada pela preferência dos brasileiros. O Chevrolet familiar só se consolidou na liderança em 2007, seis anos após chegar às lojas. Em compensação, dali para frente, a Zafira não deixou mais o posto.
Com desenho elegante por fora e por dentro e espaço interno farto, Zafira conquistou uma legião de fãs
Mais de 100 mil unidades vendidas
Mesmo com a chegada de novas rivais, como Nissan Grand Livina e JAC J6, a Zafira vem puxando a fila. Entre janeiro e junho desse ano, a minivan da GM vendeu 2.990 unidades e segue firme na liderança do segmento, à frente de Grand Livina (1.702), Xsara Picasso (1.666) e JAC J6 (1.337) – com mesma idade, a minivan da Citroën também parou de ser produzida recentemente (leia aqui). Nesses 11 anos em produção, a Zafira teve mais de 100 mil unidades emplacadas no Brasil. Um rendimento respeitável e coroado com a derradeira série Collection, lançada há poucos dias e limitada em 500 unidades.
Há poucas semanas, também foi lançada a sucessora da Zafira: a Chevrolet Spin. Com versões de cinco e sete passageiros, a nova minivan nacional da GM também chega com a missão de substituir a Meriva, minivan compacta, para cinco passageiros. Após mais de uma década, a Zafira estava mesmo cansada, à espera de uma sucessora. Mas independente do desempenho da Spin, uma coisa é certa: entre as minivans da Chevrolet, a Zafira seguirá sendo a única a ter como marca registrada o status de "chique". Feita sobre a plataforma do sedã Cobalt, a Spin tem outra proposta e mira outro público.
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