Falha que pode fazer o braço da suspensão se soltar envolve 760.000 utilitários em todo o mundo
Donos do utilitário RAV4 produzidos de 1º de outubro de 2005 a 31 de agosto de 2010 serão convocados pela Toyota do Brasil a comparecer a uma concessionária para a verificação de um problema na suspensão. A equipe de engenharia da montadora detectou que possíveis folgas nas porcas que prendem o braço da suspensão traseira podem provocar ferrugem na porção rosqueada do braço. Se isso ocorrer, o componente pode se desgastar e fazer o braço se separar do restante do sistema. A folga excessiva seria fruto de uma falha durante o alinhamento das rodas de trás, que não teriam respeitado o procedimento e o toque específicos da porca.De acordo com o professor de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, Ricardo Bock, se a situação extrema se apresentar, pode gerar um acidente. "Se ocorrer de soltar os itens de fixação, que são parafusos e porcas, por exemplo, vai causar o desprendimento da suspensão do carro, o que provocaria um acidente. Mas essa probabilidade é pequena, pois devem ocorrer barulhos na suspensão que denunciem a falha", afirma.
De fato, a Toyota mundial reportou nove acidentes decorrentes do problema. No Brasil, a marca divulgou que dará início à primeira fase do recall em 16 de agosto, quando fará uma inspeção visual e checará "o torque das contraporcas do braço nº 1 do sistema de suspensão e fará a troca de componentes da suspensão traseira do veículo que estiverem danificados".
Havendo ou não danos, a empresa fixará uma etiqueta adesiva na peça em questão, alertando para que, em qualquer reparo no sistema de suspensão, seja observado o torque necessário nas contraporcas do braço nº 1 e a sequência correta de aperto das mesmas.
Para outubro, está prevista a segunda fase do recall, quando Toyota instalará no mesmo local da etiqueta uma capa rígida metálica reforçando o aviso.
Por aqui, o recall deve envolver 5.897 unidades, que fazem parte das 760.000 produzidas e vendidas ao redor do mundo. Outros 18.000 Lexus HS 250h, versão híbrida do sedã, também serão chamados.
Identificação dos veículos envolvidos na campanha:
Modelo:
ACA33L - ANPGK
Chassis
Código alfanumérico JTMBD31V**
Últimos sete dígitos do chassi de 5005722 a 5262087
Modelo:
ACA38L - ANPGK
Chassis
Código alfanumérico JTMZD31V**
Últimos sete dígitos do chassi de 5164432 a 5167398
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