Mês teve alta de 22% em relação a 2011; Siena e S10 disparam, Classic sai do G10
Não há dúvidas: o governo brasileiro descobriu a "fórmula mágica" para driblar a crise internacional que atinge a indústria automobilística. Em julho, 351.410 automóveis e comerciais leves foram emplacados no país segundo o balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos). O volume é 3,1% maior que o obtido no (histórico) junho passado, e expressivos 22% superior ao registrado em julho de 2011. Trocando em miúdos, o Brasil voltou a vender carros com apetite, coisa que não acontecia desde dezembro do ano passado, quando o super IPI pegou os modelos importados de fora do eixo Mercosul-México em cheio, e deixou o mercado cabreiro.É justamente aí que entra essa "fórmula mágica" do Governo Federal. No fim de maio, após cinco meses de quedas consecutivas nas vendas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, baixou novamente o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) – no caso dos carros 1.0 litro, a tarifa foi zerada. E toda a euforia que fez o mercado brasileiro consumir carros como nunca nos últimos quatro anos voltou com força. O acumulado de janeiro a julho já aponta alta de 3% nas vendas de veículos: foram 1.983 milhão de unidades ante as 1.925 milhão somadas no mesmo período de 2011. O cenário virou, está positivo.
Após anos entre os cinco mais vendidos, Chevrolet Classic está em decadência: em julho, sedã ficou no 11º lugar
Na última terça-feira (31 de julho), o ministro Guido Mantega fez pronunciamento e confirmou que o governo não planeja estender o desconto no IPI, válido até 31 de agosto. Quer dizer, as montadoras têm menos de um mês para vender o quanto puderem, antes do provável recuo. E os consumidores devem seguir a lógica e correr para comprar seu "zero km" antes do aumento do imposto. Essa lógica, claro, seguirá privilegiando os carros populares, que tiveram descontos de até 10% nos preços. Não por acaso, modelos como Volkswagen Gol e Fiat Novo Uno estão vendendo muito.
Mas não só os basicões estão em alta. Modelos inéditos ou renovados também andam com as vendas aquecidas. É o caso do sedã Grand Siena, foi o sétimo colocado no mês com 11.581 unidades (junto com o Siena Fire), e da picape média Chevrolet S10, que somou 4.498 unidades, volume bastante expressivo no nicho. A nova geração do Honda Civic também segue em alta (4.770 unidades), apesar de o Toyota Corolla (5.404 entregas) ter retomado a liderança no mês. Outro destaque é o Renault Duster, que somou 3.978 vendas contra 2.048 do velho Ford EcoSport – que ganhará nova geração nas próximas semanas. Diante do cenário, agosto promete novo recorde. Mas quando acabar o desconto no IPI...
Confira abaixo os rankings dos 15 modelos mais vendidos no mercado brasileiro em julho e no acumulado de 2012:
1) VW Gol G4/G5 – 27.464 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 26.809 unidades
3) Fiat Palio Fire/Novo Palio – 17.176 unidades
4) VW Fox/CrossFox – 16.064 unidades
5) Chevrolet Celta – 12.854 unidades
6) Ford Fiesta hatch Rocam/New Fiesta – 12.237 unidades
7) Fiat Siena Fire/Grand Siena – 11.581 unidades
8) Fiat Strada – 9.846 unidades
9) Renault Sandero – 8.856 unidades
10) VW Voyage – 8.411 unidades
11) Chevrolet Classic – 7.966 unidades
12) Chevrolet Cobalt – 6.117 unidades
13) VW Saveiro – 6.085 unidades
14) Toyota Corolla – 5.404 unidades
15) Honda Civic – 4.770 unidades
1) VW Gol G4/G5 – 154.017 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 145.525 unidades
3) Fiat Palio Fire/Novo Palio – 94.441 unidades
4) VW Fox/CrossFox – 78.796 unidades
5) Chevrolet Celta – 72.945 unidades
6) Ford Fiesta hatch Rocam/New Fiesta – 69.425 unidades
7) Fiat Strada – 62.618 unidades
8) Chevrolet Classic – 57.903 unidades
9) Renault Sandero – 53.370 unidades
10) VW Voyage – 51.199 unidades
11) Fiat Siena Fire/Grand Siena – 44.611 unidades
12) Chevrolet Cobalt – 37.373 unidades
13) VW Saveiro – 36.834 unidades
14) Chevrolet Agile – 33.372 unidades
15) Toyota Corolla – 31.601 unidades
0 comentários:
Postar um comentário