NOVO PEUGEOT RCZ


Peugeot RCZ 2013 (Foto: Divulgação)

Dois anos depois do lançamento, o Peugeot RCZ ganha sua primeira reestilização que, a R$ 132.990, é o carro mais caro da montadora no Brasil. A cifra pode assustar quem olhar sob o capô para encontrar o mesmo motor 1.6 THP dos modelos 308, 408 e 508, mas as qualidades deste esportivo vão além do desempenho. O visual futurista (e bastante chamativo) não mudou, é verdade. Mas, felizmente, a extrema semelhança com os irmãos mais populares ficou um pouco mais distante.


Os primeiros quinze minutos a bordo do Peugeot RCZ são uma experiência nova para qualquer passageiro. As linhas arredondadas, os arcos em alumínio nas laterais e o tradicional vinco no teto e no vidro traseiro contribuem para que este seja, provavelmente, o carro mais chamativo de toda a rua. E se ainda assim você quiser garantir sua popularidade, a pintura Vermelho Erythrée fará o serviço. O cupê também é vendido nas cores Preto Perla Nera e Branco Nacré, a única opção perolizada.
A reestilização do RCZ foi pequena e sutil, mas suficiente para melhorar seu visual. O maior destaque fica para a nova grade frontal bipartida. Com visual mais moderno, passou a incorporar as novas luzes diurnas de LED nas extremidades. O conjunto óptico parece mais afinado e conta com máscaras negras ao redor dos faróis de xenônio direcionais. Por fim, o RCZ leva o emblema da montadora diretamente na carroceria, sem o antigo recorte no capô. No mais, o cupê mantém as mesmas vistas pela primeira vez na sua versão conceito, ainda em 2007.

Peugeot RCZ 2013 (Foto: Divulgação)

O motor 1.6 THP de 165 cv - desenvolvido em parceria com a BMW - tem seu trunfo na entrega de torque em baixas rotações. Em 1.400 rpm já podem ser sentidos os 24,5 kgfm máximos. Também contribui o excelente câmbio automático seqüencial de seis velocidades, que proporciona trocas suaves e precisas.
O conjunto é responsável por levar o cupê a 100 km/h em 8,4 segundos. Assim que o RCZ chega a 85 km/h, o aerofólio traseiro é aberto automaticamente a 19º para auxiliar na estabilidade. Quando os 155 km/h são ultrapassados, o sistema atinge a abertura máxima (34º) e é recolhido aos 142 km/h. Ainda assim, o cupê consegue alcançar a velocidade máxima de 213 km/h.

Se preferir, o motorista pode acionar o aerofólio eletrônico através de um botão posicionado no console central, próximo ao câmbio. Ainda para aumentar a segurança em altas velocidades, o RCZ é equipado com freios ABS com auxílio para frenagens de emergência e repartidor eletrônico de frenagem, controle de tração e de estabilidade, além de quatro airbags.

Interior Peugeot RCZ 2013 (Foto: Divulgação)

Conforto
Mesmo com o visual moderno, o RCZ mantém a tradicional posição baixa de dirigir um cupê. O trabalho das suspensões transmite todas as imperfeições do asfalto para dentro da cabine, mas faz um bom trabalho de suavizar o encontro com buracos maiores.

Todo o revestimento, dos bancos ao painel, é feito em couro com costuras aparentes. Os ocupantes ficam firmes nos assentos esportivos, que contam com ajustes elétricos com memória e sistema de aquecimento. Para os passageiros que se aventuram a viajar nos bancos de trás, o conforto não é (nem de longe) o mesmo. Apesar de o RCZ contar com dois assentos traseiros, o espaço não comporta confortavelmente nem pessoas com menos de 1,70 metro de altura. O espaço pode ser melhor utilizado para complementar o pouco espaço do porta-malas: quando os bancos traseiros são rebatidos, a  capacidade de carga salta dos 321 litros para 639 litros.

Peugeot RCZ (Foto: Divulgação)
O sistema multimídia é controlado por uma tela de alta definição posicionada no painel, com recolhimento eletrônico. Ele inclui sistema de navegação, som com CD, MP3, entrada para iPod, USB e cabo auxiliar. Muitas das funções podem ser controladas pelos comandos do volante multifuncional de boa empunhadura. Mas tanta modernidade poderia ser complementada com sistema touchscreen, presente no hatch 208, por exemplo.

O RCZ promete agradar quem busca um cupê de personalidade própria e diferente de todos os outros que andam pelas ruas. Além do mais, consegue ser mais acessível que os concorrentes. O Audi TT é o modelo com visual mais parecido, mas - equipado com motor de 211 cv - não sai por menos de R$ 204.500. Valor parecido é cobrado pelo BMW Z4, que leva um bloco um pouco menos potente, com 184 cv.

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