Popular argentino em linhas definitivas

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Primeiro popular argetino tem porte de EcoSport e terá mecânica Fiat ; desenho final é pontiagudo e recortado
Neste final de semana, a empresa argetina ArqBravo apresentou o desenho definitivo do primeiro carro popular argentino, o A!PA. Com porte de Ford EcoSport, o conceito surgiu em 2009, mas apenas agora o público recebeu informações concretas sobre mecânica, local de fabricação e design definitivo do produto. O anúncio foi feito nos últimos dias, durante a Exposição de Carros e Motos Argentinos.


O projeto surgiu como uma idéia pessoal do arquiteto Miguel Angel Bravo e pretende conquistar o mercado por meio da versatilidade. O veículo será um utilitário de piso plano capaz de atender a demandas diversas, atuando como carro de família, para cargas ou táxi. A futura fabricante adiantou que o conjunto mecânico – motor e transmissão – deve ser fornecido pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), empresa do Grupo Fiat. Ainda assim, 75% dos componentes do A!PA terão produção local. Meta promissora, comparada à média de 45% dos carros produzidos por multinacionais abrigadas nas terras "hermanas".


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Desde o início, aliás, a idéia do projeto era de que o carro fosse acessível, desenhado, desenvolvido e fabricado no país. As três primeiras “metas” já foram praticamente cumpridas. Com previsão de preço de cerca de R$ 18 mil, agora o popular aguarda um aval governamental para entrar na linha de montagem em Florencio Varela, cidade vizinha à capital Buenos Aires. A ArqBravo só poderá fazer carros na Argentina depois de receber o decreto presidencial que a determina como uma empresa automotiva. Nos últimos quatro anos, o país concedeu essa espécie de visto automobilístico aos japoneses da Honda e aos brasileiros da Agrale.

A ansiedade não deve ser pouca para a fabricante. Além do título, a ArqBravo aguarda mais outro decreto da presidente Cristina Kirchner. Este deve definir os benefícios fiscais para a produção do compacto. Como se não bastasse, o protótipo funcional do A!PA depende da aprovação de uma linha de crédito do governo argentino. Mesmo com tantas incertezas, a fabricante afirmou que há planos de vender o modelo no Brasil, porém com motor flex – opção que se tornou mandatária entre os modelos compactos vendidos em solo brasileiro.

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